Estrutura

A Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio estabelece que a administração da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio seja realizada pelo Conselho de Administração, eleito em Assembléia Geral, conforme Estatuto, elegendo-se três conselheiros dentre 15 para desempenharem as funções de Provedor, Vice-Provedor e Secretário da Instituição. É escolhido também um profissional de administração para dirigir o hospital, sendo ele responsável pelas ações exercidas no mesmo.

Atualmente a estrutura do Hospital é dividida da seguinte maneira:

  • Assembléia Geral;
  • Conselho de Administração;
  • Conselho Fiscal;
  • Superintendência;
  • Gerência Administrativa e Financeira;
  • Gerência Operacional;
  • Gerência Técnica.

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio, possui ainda uma Gestão de Apoio aos Serviços de Saúde contando com Comissões e  Comitês de assistência hospitalar, necessários para alcance de metas junto a programas do SUS, geradores de verbas para o hospital.

Atualmente o capital humano da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio, constitui-se por 689 pessoas, sendo:

  • 386 empregados contratados em regime de CLT;
  • 236 estagiários sendo: Enfermagem 78 (Nível Superior), 84 (Nível Técnico), Nutrição 34, Fisioterapia 13 e Psicologia 27;
  • 62 médicos autônomos;
  • 03 Fisioterapeutas autônomas;
  • 02 Fonoaudiólogas autônomas;
  • 02 Odontólogos autônomos;
  • 01 Terapeuta Ocupacional autônomo.

 Quanto à formação escolar dos colaboradores têm-se que:

 

  • 11,32% possuem formação acadêmica com graduação(a maioria com especialização);
  • 62,26% concluíram o nível médio;
  • 15,4% possuem ensino fundamental.

 

Porte das Instalações

A “IRMANDADE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO” possui apenas um hospital situado na cidade de Patrocínio, estado de Minas Gerais.

A Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio ocupa um terreno com área de 9.712 m², possuindo 12.270 m² de área construída,  divididos em quatro pavimentos, onde são realizados todos os serviços prestados, além do funcionamento do Pronto Socorro Municipal em área cedida pela Instituição no primeiro pavimento.

No térreo localiza-se a recepção para Internações pelo SUS, a Central Telefônica, o setor comercial e de vendas do Cartão de Desconto da Santa Casa, além de instalações cedidas para a O Hospital do Câncer.

No 1º pavimento além das dependências cedidas ao Pronto Socorro Municipal, localiza-se o departamento de Recursos Humanos, 11 leitos destinados a pacientes do SUS, a Lavanderia e a Oficina para Manutenção. Neste pavimento também existe o anexo do Centro de Hemodiálise que abrange 2489 m2 juntamente com os 50 Consultórios Médicos que estão sendo concluídos.

O 2º pavimento abriga a ala de internações pelo SUS, estando eles divididos em 09 leitos para Pediatria, 20 leitos para Obstetrícia, 20 leitos para Clinicas Médicas, 17 leitos para Clínica Cirúrgica e 32 leitos para psiquiatria. Encontra-se,  ainda, neste pavimento, as instalações do Setor de Nutrição e Dietética,  Departamento de Compras, Farmácia, Cartão de Ponto, o Necrotério (I.M.L), o Almoxarifado, a Esterilização e uma Capela.

No 3º pavimento estão instaladas as alas para internações particulares e por convênios, sendo 15 apartamentos particulares individuais, 12 quartos com 2 leitos e 1 quarto com 3 leitos, considerados enfermaria para convênios. Encontra-se, também instalada neste pavimento a UTI/adulto – Unidade de Tratamento Intensivo com 10 leitos, o Bloco Cirúrgico com 4 salas, 2 Salas de Parto, Berçário (neonatal) com 7 leitos, 5 salas de Fisioterapia, 7 Consultórios Médicos, 10 salas de atendimento ambulatoriais e para pequenos procedimentos, Centro de Diagnósticos com RX, tomógrafo, mamógrafo, endoscopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, ultra-som, litotripsia e colonoscopia. Estão localizados ainda no 3º pavimento o Faturamento, Tesouraria, Estatística, Controladoria, CPD, Superintendência e  supervisão administração. Em breve inicia-se a implantação da UTI Neonatal que deverá ser concluído ainda em 2011.

O hospital possui também área externa, jardim, no setor de Psiquiatria e na entrada) do Hospital do Câncer.

A estrutura da Santa Casa se adequa ao atendimento de portadores de deficiências, além de estar totalmente adequada para o tráfego de macas e cadeiras de rodas.