14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

fig3

 

Influência da atividade física para o equilíbrio e controle psicomotor dos diabéticos

Será que a falta de exercícios físicos prejudica os diabéticos, ou a própria doença exerce influência no equilíbrio e locomoção, causando quedas e lesões?

Os pesquisadores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa realizaram um estudo utilizando tecnologia avançada para descobrir se o sedentarismo ou o diabetes seria a causa de tombos e dificuldades psicomotoras nos portadores da doença. Os resultados têm mostrado descobertas que podem auxiliar até os profissionais de saúde quanto à prescrição de atividades físicas para os diabéticos.

De acordo com o professor Paulo Roberto Amorim, que orientou a pesquisa, os diabéticos acabam perdendo a sensibilidade nas extremidades do corpo com o passar dos anos, que chega a ponto de sequer perceberem alguma lesão que não cicatriza facilmente. Isso também afeta a forma que os diabéticos caminham ou realizam atividades físicas, comprometendo ossos, músculos, articulações e a postura. O objetivo do estudo foi entender como ocorre esse mecanismo, para poder proporcionar melhora na qualidade de vida para os diabéticos.

Este trabalho foi desenvolvido para a dissertação de Mestrado “Impacto dos comportamentos ativos e sedentário sobre o equilíbrio, composição corporal e autocuidado em portadores de diabetes mellitus” do pesquisador Yuri de Lucas Xavier e co-orientado pela professora Amanda Piaia Silvatti. As avaliações foram realizadas no Laboratório de Análises Biomecânicas do Departamento de Educação Física. Foi utilizado um sistema optoeletrônico para analisar o movimento, tridimensionalmente, enquanto os pesquisadores avaliaram a marcha de voluntários com idades entre 40 a 70 anos, sendo: diabéticos na fase inicial da doença, diabéticos que apresentavam neuropatias e outros como grupo de controle, não diabéticos. Entre todos os achados, o baixo nível de atividade física associado ao Diabetes teve impacto negativo sobre os parâmetros de uma caminhada, aumentando o risco de quedas em 21% quando comparados com indivíduos sem a doença.

Isso demonstrou como a prática de exercícios fortalece a musculatura e o equilíbrio, podendo ser altamente recomendado para os diabéticos. Mesmo com a presença de neuropatias e evidente perda de sensibilidade, o fortalecimento dos músculos ajudam a preservar o equilíbrio e controle psicomotor. O professor ainda complementa que o exercício deve ser começado o quanto antes, podendo proporcionar maiores benefícios.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Diabetes é uma doença crônica o corpo não é capaz de utilizar a sua própria insulina, ou em alguns casos nem mesmo chega a produzi-la. A insulina é um hormônio que tem como principal função controlar os níveis de glicose sanguínea e assim podemos usa-la como fonte de energia proveniente dos alimentos que ingerimos. Se a insulina não funciona adequadamente, a quantidade de glicose fica elevada (hiperglicemia) e pode causar danos nos órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Atualmente, as estatísticas apontam que ao menos 13 milhões de pessoas convivem com o Diabetes, e o número aumenta todos os dias. O diagnóstico é de extrema importância para evitar as complicações da doença.

 O Dia Mundial do Diabetes foi instituído em 1991, por uma resolução das Nações Unidas, tendo sido escolhido o dia 14 de novembro em comemoração ao nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina (1921).

Neste ano de 2017, mais de 160 países participam das atividades, iluminando monumentos e promovendo campanhas de conscientização e prevenção. O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio é uma das instituições que apoia a causa e neste mês disponibilizando folders, cartazes e palestras para seus pacientes e funcionários.

            “A Diabetes não é o fim do mundo, mas sim um novo mundo a ser descoberto” (APDJ - Associação Pernambucana de Diabetes).

Even Jheice Calixto Oliveira (Estagiária de Nutrição – UFV)

Carolina Pereira Zuconi (Professora Supervisora – UFV)

Andreia Cristina Lourenço (Nutricionista Santa Casa de Patrocínio)

Francielly dos Reis Rosa Santos (Nutricionista da Santa Casa de Patrocínio)

Gabriella Gonçalves de Melo (Nutricionista da Santa Casa de Patrocínio)

 

 

 

 

Corpo clínico da Santa Casa conta com nova médica especialista em ultrassonografia

dra ila santa casaA Santa Casa de Patrocínio, sempre empenhada em oferecer à população de Patrocínio e Municípios da região, novas especialidades médicas e também, maior disponibilidade de atendimento, amplia seu corpo clínico com a chegada da médica, Dra. Ila Graebin Oliveira – CRM-MG 65.721.

Dra. Ila é médica, pós-graduada em Ultrassonografia Geral e atende no Centro Médico da Instituição.

Os agendamentos de exames podem ser realizados através do telefone 34 3515 2511.

A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

 

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser!  Contato: 34 3839 1000.

NOVEMBRO AZUL: A SANTA CASA DE PATROCÍNIO APOIA ESTA CAUSA

2016-11-09-selo-novembro-azul-1NOVEMBRO AZUL: A SANTA CASA DE PATROCÍNIO APOIA ESTA CAUSA

O Novembro Azul começou em um Pub, na Austrália, em 1999 com um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina, surgindo, assim, o símbolo da campanha, o bigode. O mês de novembro foi o escolhido por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, a campanha foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e denominada “Novembro Azul”, onde a cor azul, juntamente com o bigode, se tornaram os símbolos da conscientização da prevenção do Câncer de Próstata.

O Câncer de Próstata caracteriza-se pelo crescimento desordenado da próstata, a glândula responsável pela produção do esperma, localizada no aparelho reprodutor masculino.  Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal, sendo que atinge um em cada seis pessoas do sexo masculino, matando um homem a cada 40 minutos. A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de muito importante à realização de exames de toque e de sangue periódicos, que são complementares, uma vez que somente o exame de sangue não diagnostica, devendo fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes para cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente, sendo que 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

Os sintomas mais comuns, que só aparecem na fase avançada da doença, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade, pessoas que devem realizar os exames citados anualmente. Aqueles com história de câncer na família correm mais risco, antecipado o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Importante salientar que adotar alguns hábitos, podem diminuir os riscos da doença, dentre eles, destacam-se: Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais; atividade física pelo menos 30 minutos, 5 vezes na semana; controle de Peso; diminuição do consumo de álcool e não fumar, que é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Em apoio a esta causa tão importante, A Santa Casa de Patrocínio, em parceria com o Médico Urologista Dr. Lucas Pereira e o Laboratório Santos, disponibilizará 50 consultas gratuitas e os exames de sangue de PSA Total e PSA Livre por apenas R$ 30,00 (os dois), aos homens com 50 anos ou mais.

Para participar, os interessados devem procurar a Administração da Santa Casa (Telefone 3839-1050 – Aline ou Janaina) e se cadastrar. As consultas serão agendadas aos sábados do mês de novembro no Pronto Atendimento da Instituição. 

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000 .

 

logos

 

 

 

Novembro Azul

campanha externa

 

 

 

Agência Transfusional da Santa Casa de Patrocínio organiza doação de sangue no hemocentro de Uberlândia

Muitas pessoas desconhecem, mas, a Santa Casa de Patrocínio possui uma Agência Transfusional que funciona 24hs dentro da Instituição, que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores intra-hospitalares destinados à população do Município e Região que necessitarem.

Nossa Agência Transfusional recebe o sangue e seus hemocomponentes do Hemocentro Regional de Uberlândia e, como forma de repor os estoques de sangue para que o mesmo não falte, o técnico de enfermagem da Santa Casa Carlos Henrique de Oliveira e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, representada pelo médico cardiologista Dr. Itamar Bernardes Eugênio, organizam, a cada três meses, uma van que levam pessoas da comunidade patrocinense até o município de Uberlândia para realizar doações sanguíneas. 

Doadores patrocinenses no Hemocentro Regional de Uberlândia

agencia transfusional

O veículo que leva os doadores até Uberlândia é disponibilizado por uma pessoa da Comunidade que prefere não se identificar, sem ônus. O técnico de enfermagem, Carlos Henrique agenda junto ao Hemocentro e todo o fluxo é combinado através de um grupo de Whatsapp idealizado pelos organizadores e, geralmente acontece no último sábado do mês, trimestralmente.

A Diretoria e a Coordenação de Enfermagem da Santa Casa de Patrocínio apoiam e parabeniza os organizadores pela iniciativa e os doadores pela disponibilidade. Em muitos casos, a transfusão de sangue é a única esperança de vida para nossos pacientes. Tem sempre alguém esperando uma doação.

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Itamar, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa Razão de Ser! Contato: 34 3839 1000. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pediatras da Santa Casa de Patrocínio prestigiaram o 38º Congresso Brasileiro de pediatria

IMG-20171014-WA0000

 Aconteceu em Fortaleza-CE, o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, com o tema: “Eu pediatra, cuidando do futuro do Brasil”, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, durante o período de 10 a 14/10/2017.

O Congresso tratou de importantes assuntos como: Imunização, Cuidados Paliativos em Pediatria, Emergências Pediátricas, Desafios Atuais na Nutrição Infantil, Reanimação Neonatal Para Médicos, entre outros.

Simultaneamente ao Congresso, aconteceram também:  1º Simpósio de Aleitamento Materno, 15º Congresso Brasileiro de Ensino, 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa, 3º Congresso Brasileiro de Médicos Residentes, 3º Encontro de Ligas de Pediatria e o 10º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica. dr.paulo caixeta

Os Pediatras do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, Dr. Paulo Caixeta de Araújo e Dr. Darlan Martins de Oliveira, prestigiaram o evento, com o objetivo terem um acesso a atualizações recentes na especialidade para melhor assistir as crianças, os adolescentes e suas famílias.

A Diretoria da Santa Casa de Patrocínio parabeniza a iniciativa dos médicos pediatras em busca da m
elhoria constante da qualidade do atendimento dos nossos pacientes. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000.

 

 (Fotos: Dr. Darlan Martins de Oliveira durante o evento/ Dr. Paulo Caixeta de Araújo com Dr. Yvan Vandenplas (Prof. Chefe do Departamento de Pediatria da Universidade de Bruxelas) e com Dra. Luciana Rodrigues da Silva (Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria).

 

 

Dr. Otávio Nunes Sia, médico do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio se torna Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia

dr otavio

Em setembro/2017, Dr. Otávio Nunes Sia, médico Coloproctologista da Santa Casa de Patrocínio recebeu a graduação de Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Esse título é concebido para os Cirurgiões Colon Retais que possuem alta capacitação na área e comprovam competência em provas teóricas e práticas, considerada a mais alta graduação em relação a esta especialidade.

“Sinto-me muito honrado em alcançar a posição de membro Titular de Sociedade Brasileira de. É um reconhecimento enorme pelos anos de estudo e dedicação à especialidade. Espero poder contribuir cada vez mais de maneira técnica e ética com meus pacientes, proporcionando saúde e bem-estar a todos", comenta Dr. Otávio. 

Dr. Otávio Nunes Sia graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, seguido de residência em Cirurgia Geral pela FHEMIG e Coloproctologia pelo Hospital Santa Marcelina em São Paulo - SP. 

A Santa Casa de Patrocínio parabeniza o especialista por esta conquista de reconhecimento nacional do nível técnico do nosso Corpo Clínico.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000. 

 

 

 

Residentes da Santa Casa de Patrocínio tem trabalho aprovado no congresso brasileiro de clínica médica

residentes

O Primeiro Programa de Residência Médica da Santa Casa de Patrocínio já colheu bons frutos. Os médicos residentes Dra. Elaine Melo, Dra. Leila Fraga, Dr. Wallace Pereira do Segundo Ano   tiveram dois trabalhos aprovados no 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que aconteceu nos dias 04 a 06 de outubro de 2017 na cidade de Belo Horizonte.

Os trabalhos intitulados: Perfil Epidemiológico e Preditores de Mortalidade de Idosos na Unidade de Terapia Intensiva e Prevalência de Delirium em Pacientes Idosos na Unidade de Terapia Intensiva que tiveram como campo de estudo a UTI Adulto da Santa Casa de Patrocínio e foram aprovados para exposição em banner e publicação nos anais do Congresso Brasileiro de Clínica Médica e também aprovados na forma de e-pôster no IX Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais.

A Diretoria Santa Casa de Patrocínio parabeniza os médicos residentes, fica muito feliz pelo projeto da Residência Médica gerar resultados positivos e acredita que este é somente um primeiro para que a Instituição seja reconhecida como Hospital de Ensino e Pesquisa.

Importante ainda, registrar as presenças no Congresso Brasileiro de Clínica Médica do médico coordenador do Programa de Residência Médica em Clínica Médica da Santa Casa de Patrocínio Dr. José de Arimatéia Neves e da médica residente do primeiro ano Dra. Grasielle Santana.

A Santa Casa busca constantemente a atualização técnica e valorização de seu Corpo Clínico e quadro de colaboradores, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

 Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser, Contato: 34 3839 1000.

 

 

Santa Casa realiza primeira Jornada Científica dos médicos residentes

jornadacientificaNos dias 29 e 30 de setembro foi realizada a Primeira Jornada dos Médicos Residentes da Santa Casa de Patrocínio.

A Jornada contou com a participação de médicos e equipe multidisciplinar que trabalha na área de saúde do Município de Patrocínio.

034Prestigiaram o evento o provedor da Santa Casa de Patrocínio, José Carlos Dias, que ressaltou os benefícios que a implantação do Programa de Residência Médica em Clínica Médica trouxe para a Instituição e para Patrocínio; a superintendente da Santa Casa de Patrocínio, Ana Lúcia de Castro, que relembrou que, mesmo com todas as dificuldades iniciais, a diretoria Santa Casa, juntamente com Dr. José de Arimatéia, idealizador da implantação do Programa.

041Temas importantes para a área da saúde foram abordados durante o evento, dentre eles: Choque Circulatório, que foi abordado pelo Dr. Daniel Chadud Matoso, médico assistente da UTI Neurológica e preceptor de Residência Médica do Hospital das Clínicas de Uberlândia; A importância da a Intolerância Alimentar nas Doenças do Aparelho Digestivo, abordado pela Dra. Abadia Gilda Buso Matoso, Professora de Semiologia e Gastroenterologia da Universidade Federal de Uberlândia; Hemorragias Digestivas não Varicosas, abordado pelo Dr. José do Carmo Júnior, Professor da Universidade de Uberaba, médico do Hospital Universitário (UNIUBE) e Coordenador do Pronto Socorro Municipal;  A Abordagem Atual do Acidente Vascular Cerebral, abordado pelo Neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Dr. Guilherme Augusto Leonel de Magalhaes; Novas Drogas na Antibioticoterapia e Antibióticos Intra-Hospitalares, abordado pelo médico, Dr. Gustavo Camargo Lopes, Infectologista do Hospital das Clínicas de Uberlândia e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Patrocínio.042

Além destas importantes palestras, os médicos residentes em clínica médica da Santa Casa de Patrocínio tiveram a oportunidade de apresentarem alguns Casos Clínicos interessantes que vivenciaram durante o período de estágio nas diversas áreas de atuação.

022Não podemos deixar de agradecer o apoio dos parceiros que ajudaram na realização deste importante evento científico: Unimed Patrocínio, Unicerp e Laboratório MSD. 

A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência à saúde.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

 

 

Dra. Marcela, mastologista do corpo clínico da Santa Casa de Patrocínio, explica por que ainda precisamos do outubro rosa?

marcela-minÉ chegado outubro, e com ele a campanha de conscientização a cerca do Câncer de Mama. O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos e alcançou o mundo. Chegou ao Brasil no ano de 2002 e desde então tornou-se um movimento tradicional em todo território nacional. Mas depois de tanto tempo, será que ainda precisamos falar sobre isso? Dra. Marcela Rosa Dias, Mastologista do Corpo Clínico da Santa Casa, nos explica porque este mês é tão importante para as mulheres.

Sim, ainda precisamos porque a cada ano no Brasil mais de 57mil mulheres são acometidas por esta doença e mais de 14mil mulheres falecem em decorrência deste tumor.  São números que falam por si mesmos.

Ainda precisamos porque a grande variável que define a probabilidade de cura do câncer de mama é o estágio em que ele é descoberto. Ou seja, quanto menor a lesão, maior a chance de cura do tumor. Também a possibilidade de cirurgias menos mutiladoras é maior quanto menor a lesão descoberta.

O diagnóstico e o tratamento do câncer de mama vêm se aprimorando ao longo do tempo, mas, apesar de toda a evolução, a mamografia continua sendo a principal arma do diagnóstico precoce de câncer de mama.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que a mamografia seja feita a cada dois anos, dos 50 aos 69 anos – faixa de maior incidência de câncer de mama. Mas organizações como a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Colégio brasileiro de Radiologia e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantróicas de Apoio à Saúde da mama) defendem a mamografia anual a partir dos 40 anos.

A recomendação de mamografia anual a partir dos 40 anos baseia-se em estudos realizados na Suécia que mostraram uma queda de 15 a 30% na mortalidade após implementado o rastreamento populacional com mamografia periódica.

A grande polêmica acerca da realização da mamografia antes dos 50 anos foi gerada devido um trabalho de pesquisadores canadenses que acompanharam 90 mil mulheres entre 40 e 49 anos e verificaram que 1 em cada 5 casos de câncer de mama diagnosticados pelo exame durante o estudo não representavam uma ameaça a saúde, portanto não precisaria ser combatido com qualquer tipo de tratamento. É o que se chama de “overdiagnose”, isto é, diagnóstico exagerado. De fato, alguns tumores não evoluem de modo lesivo, mas mesmo pequenos tumores podem ser muito agressivos. Como ainda não há maneiras de diferenciá-los, removem-se e tratam-se todos. Devemos também considerar que a realidade do nosso país é bem diferente da situação canadense e o acesso aos serviços de saúde não são equiparáveis.

106-min

Vale lembrar que a realização do rastreamento por mamografia para mulheres a partir dos 40 anos é um direito garantido por lei em nosso país (Lei 11.664 de abril de 2008).

Diante destes fatos, não temos dúvidas que levar conhecimento e oportunidade de diagnóstico precoce a todas as mulheres ainda é um objetivo a ser perseguido. Então.... que venha  mais um Outubro Rosa!

E, como forma de incentivo a prevenção, neste mês de outubro, a Santa Casa de Patrocínio está com preços especiais nos exames de mamografia e densitometria óssea! Aproveite e marque seus exames através do telefone (34) 3839 1092.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

 

 

 

 

Dr. Gustavo Pinto, médico especialista em psiquiatria, responde sobre a Contenção Mecânica

gustavo psquiatraDr. Gustavo Alberto Magalhães Pinto, médico especialista em psiquiatria e Plantonista da Unidade Hospitalar de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, respondeu à Assessoria de Comunicação da Instituição, importantes questões sobre a prática da Contenção Mecânica.

Dr. Gustavo, o senhor pode nos esclarecer o que é Contenção Mecânica?

A Contenção Mecânica é uma medida terapêutica que deve ser usada de forma adequada e específica para que surta o efeito desejado, de maneira segura e eficaz, evitando danos aos pacientes e aos profissionais envolvidos na técnica, sendo para tal, uma maneira de determinar o limite do comportamento do paciente violento e/ou agitado. Esta prática deve ser realizada por equipes treinadas, com técnica adequada. É importante atribuir o mesmo valor à contenção tal como as demais técnicas que são utilizadas no trabalho em saúde.

E quais são os objetivos da aplicação da Contenção Mecânica no paciente agitado e/ou violento?

A Contenção Mecânica é utilizada para restringir os movimentos do paciente agressivo ou agitado, quando esse oferece perigo para si e para terceiros, através de dispositivos mecânicos, possibilitando o uso de faixas, um relaxamento progressivo, uma diminuição da agressividade e/ou agitação e uma percepção dos limites corporais. A realização desta medida terapêutica deve ser uma conduta excepcional e cercada de todos os cuidados para que a ação sobre o paciente seja a menos lesiva possível, devendo constar no projeto terapêutico individual de cada pessoa. É utilizada somente após serem esgotadas todas as alternativas como abordagem verbal, mudanças no ambiente, eliminação de fatores externos que podem influenciar negativamente o comportamento do paciente, dentre outros.

Quais são as indicações para que sejam feitas as Contenções Mecânicas?

1 - Paciente com agitação psicomotora, confusão mental, agressividade/violência em relação a si próprio e /ou a outros;

2 - Imobilização para prevenção de quedas após sedações, visando a segurança do próprio paciente;

3 - Alto risco de degradação do ambiente;

4 - Por solicitação do próprio paciente quando houver risco de agitação psicomotora;

5 - Para realização de alguns tipos de exames ou tratamentos, para pacientes não colaborativos na manutenção de sondas, cateteres, drenos, curativos, etc.

Quem pode prescreve a Contenção Mecânica?

A Resolução no 1952/2010 do Conselho Federal de Medicina – que trata das as diretrizes para um modelo de assistência integral em saúde mental no Brasil - sinaliza que a indicação e a prescrição de contenção física ao paciente psiquiátrico competem somente ao médico. A contenção mecânica está fundamentada no Código de Ética Médica, nas Resoluções e Pareceres do Conselho Federal de Medicina e nas Portarias do Ministério da Saúde que normatizam os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Resolução CFM 2.057/2013, Resolução CFM 1.952/2010, Processo Consulta nº 8.589/10 - CFM (01/11), Parecer nº 1.317/01-CRMPR, Portaria 224/1992, Portaria MS/GM 336/2002, Portaria MS/GM 3088/2011 e Portaria MS/GM 121/2012.

Dr. Gustavo lembra que as instituições de saúde devem oferecer as condições de segurança aos pacientes e aos profissionais de saúde adequadas ao atendimento dos pacientes, que vão desde boas instalações e equipe multiprofissional, bem como capacitação técnica a todos os profissionais de saúde para exercerem todas as suas funções terapêuticas necessárias à correta assistência aos doentes, inclusive contenção, quando necessária.

 

Em comemoração ao dia mundial do coração, 27/09, a equipe de cardiologia da Santa Casa de Patrocínio dá dicas para reduzir doenças cardíacas.

Sem título-minPequenas mudanças de hábitos podem fazer grande diferença e evitar várias patologias cardiovasculares. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estas doenças são responsáveis por quase 30% do total de mortes.

A equipe de cardiologista da Santa Casa de Patrocínio alerta que entre os principais fatores de risco para o infarto e outras doenças relacionadas ao coração estão o tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e a vida sedentária.

Mudanças no estilo de vida são fundamentais para reduzir o risco de doenças cardíacas: Praticar atividades físicas; ter uma alimentação balanceada; controlar o colesterol, a pressão arterial e o diabetes; evitar fumar; consumir moderadamente álcool e sal e usar corretamente a medicação indicada pelo médico, quando fo caso, são exemplos do que deve ser feito para evitar doenças arteriais coronárias, acidentes vasculares cerebrais (AVC/Derrame) e outros problemas.

Além disso, o estresse tem se tornado um fator de risco recorrente, inclusive entre os jovens. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade e elevam a pressão sanguínea e os batimentos cardíaco podendo provocar infarto ou AVC.

A equipe explica que o número de pessoas acometidas por doenças cardíacas com menos de 40 anos também tem crescido, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e uma das explicações para esses fatores é que "o brasileiro não se trata", em torno de 80% dos hipertensos sabem que se cuidar, mas não adotam reeducação alimentar ou atividades físicas. Muitos também não tomam os remédios indicados para o tratamento, inclusive porque esse tipo de doença não costuma apresentar muitos sintomas. Caso tudo isso fosse feito, a pessoa hipertensa poderia ter mais 16,5 anos de expectativa de vida.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

 

 

Corpo clínico da Santa Casa conta com nova médica especialista em endocrinologia e medicina do esporte


dra micheleA Santa Casa de Patrocínio, sempre empenhada em oferecer à população de Patrocínio e Municípios da região, novas especialidades médicas e também, maior disponibilidade de atendimento, amplia seu corpo clínico com a chegada da médica Dra. Michelle Bruna Souza – CRM-MG 47.850

Dra. Michelle Souza é médica, pós-graduada em Endocrinologia, Metabologia e Medicina do Esporte, com experiência no tratamento da obesidade, diabetes, transtornos da tireoide, entre outros distúrbios metabólicos e endocrinológicos.

Dra. Michelle soma-se ao corpo clínico da Santa Casa, e atende no Centro Médico da Instituição. Os agendamentos de consultas podem ser realizados através do telefone (34) 3515-2563, (34) 3831-5875 e (34) 98881-5444.

A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

 Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000. 

 

Diretoria da Santa Casa de Patrocínio participa de Oficina para definição da Rede de Urgência e Emergência em Uberlândia

Foto3 oficina uberlandiaA Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES–MG) por meio da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia e de Ituiutaba realizaram na última semana (dias 21 e 22/09/2017) a Oficina de Desenho do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção às Urgências e Emergências na Região Ampliada de Saúde Triângulo Norte, com o objetivo de discutir as demandas dos serviços de Foto1 oficina uberlândiaurgência e emergência, analisar a capacidade instalada para a ampliação e qualificação da Rede nos 27municípios da região e aprovar o PAR.

A Rede de Atenção às Urgências e Emergências é composta por diferentes pontos de atenção, como: Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde); SAMU; Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s); componente hospitalar que é constituído pelas portas hospitalares de urgência, pelas enfermarias de retaguarda clínica, pelos leitos hospitalares de cuidados intensivos; leitos de cuidados prolongados e linhas de cuidados prioritárias, como a linha de cuidado ao trauma, linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e a linha de cuidado ao Acidente Vascular Cerebral e o serviço de Atenção Domiciliar.

A Diretoria da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio esteve presente na Oficina, juntamente com Foto2 oficina uberlandiaa Secretaria de Saúde do Município, visando participar da votação para definir e validar os componentes que integram a Rede de Urgência e Emergência e o papel do Município de Patrocínio dentro desta Rede.

No evento, também foi prevista a implantação das Linhas de Cuidados Prioritárias abordadas na Rede de Urgência e Emergência, para atendimento aos usuários acometidos com Acidente Vascular Cerebral, Infarto Agudo do Miocárdio e Trauma, além da proposta de implantação de Serviços de Atenção Domiciliar. 

A Santa Casa de Patrocínio foi classificada dentro da Rede de Urgência e Emergência como Hospital Geral e definiu a implantação da Linha de Cuidado ao paciente vítima de Trauma, no que se refere aos atendimentos de média complexidade. Em médio prazo, a Instituição definiu, juntamente à Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio e Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, o aumento de leitos de clínica médica, leitos de UTI Adulto e UTI Pediátrica, que poderão ser habilitados até o ano de 2020.

A superintendente da Santa Casa de Patrocínio explica que com organização da Rede de Urgência e Emergência será possível definiro aporte de recursos financeiros para o fortalecimento da mesma, uma vez que a Santa Casa já realiza o atendimento dos casos de urgências e emergências e não recebe ainda recurso para manutenção destes: “Não tem porque não aderir a este Programa”, explicou Ana Lúcia de Castro, “O importante do administrador é conhecer a legislação do Sistema Único de Saúde. Nós já conhecíamos a Portaria referente ao PAR e, antes da Oficina, realizamos todos os estudos e cálculos. Toda a equipe da Instituição estudou delicadamente os pontos importantes da legislação e, durante a oficina, pudemos definir com segurança quais serviços teríamos os critérios e condições para aderir”.

O incentivo financeiro e custeio para a ampliação da Rede será do Ministério da Saúde e disponibilizado após publicação de portaria específica pelo Governo Federal. Após a aprovação pelos gestores do PAR durante a realização desta Oficina, o mesmo será validado pelo Comitê Gestor Regional da Rede de Atenção ás Urgências e Emergências, pela Comissão Intergestores Regional Ampliada (CIRA) e pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB).

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

 

Santa Casa de Patrocínio contrata!

vaga farmaceutico

A Santa Casa de Patrocínio está disponibilizando vaga para farmacêutico.

Início imediato!

Os interessados devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos, endereço: Praça Honorico Nunes, nº522; ou entrar em contato pelo telefone (34)3839-1022, tratar com Eloisa Cunha – Líder de Recursos Humanos.

Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, teremos prazer em recebê-lo.

 

 

 

Médico neurocirurgião da Santa Casa de Patrocínio explica a epilepsia

A epilepsia é uma doença que se caracteriza por uma facilidade em sofrer uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, manifestada por crises epilépticas repetidas.

dr.gustavoDr. Gustavo Martins Zola Santiago, neurocirurgião da Santa Casa de Patrocínio, explica que o cérebro humano pode ser comparado a uma rede elétrica, e essa alteração ocorre quando os neurônios (células que compõe o cérebro) de algumas regiões do córtex cerebral sofrem perturbações que levam ao aparecimento de zonas instáveis, propensas a ser foco de um “curto-circuito”. Este pode ficar localizado ou propagar-se para outras áreas do cérebro, levando o paciente a experienciar os sintomas da ativação de cada uma destas regiões, experienciando a crise epilética.

Os sintomas variam de acordo com a função da região cerebral ativada, destacando-se: manifestações motoras, sensitivas, complexas, perda de consciência e perda do tônus postural, que pode gerar quedas. O tipo de crise epiléptica mais comum é a crise convulsiva que significa uma crise epiléptica com manifestação motora. O médico alerta que as crises recorrentes podem causar a morte de neurônios, gerando sequelas cognitivas; pode levar a quedas, acarretando traumatismos; e também culminar no surgimento de novas zonas irritativas, que tornam o controle da doença mais difícil.

O neurocirurgião explica que as crises epiléticas podem ser primárias, quando há uma instabilidade nessa “rede elétrica”, focal ou difusa, mas não perceptíveis em exames de imagem; ou secundárias, quando há um fator específico que gera a irritação no córtex cerebral, por exemplo: tumores, massas, malformações, infecções, sangramentos, cicatrizes etc.

Independente do tipo (primária ou secundária) o tratamento inicial desta patologia é sempre realizado com medicamentos Anti-Epilépticos, que diminuem a epileptogênese, ou seja, a atividade das zonas irritativas. Existem inúmeras medicações disponíveis no mercado, que atuam através de mecanismos farmacológicos diferentes.

O neurocirurgião explica que em casos refratários, em que o paciente passa a não responder mais a medidas medicamentosas, é indicado tratamento cirúrgico. O tipo de cirurgia varia caso a caso, de acordo com o mapeamento das zonas irritativas. Basicamente elas consistem em remover ou desconectar cirurgicamente as zonas atingidas do restante do cérebro.

Dr. Gustavo atende no Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio, através do telefone 34 3515 2549.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000. 

Santa Casa de Patrocínio contrata

HÁ-VAGAS-1

 

A Santa Casa de Patrocínio está disponibilizando vaga para pessoa com deficiência (PCD), maior de 18 anos para auxiliar administrativo. Início imediato! Os interessados devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos, endereço: Praça Honorico Nunes, n.º 522; ou entrar em contato pelo telefone (34)3839-1022, tratar com Eloisa Cunha – Líder de Recursos Humanos. Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, teremos prazer em recebê-lo.

 

 

 

 

 

 

Médicos urologistas do corpo clínico da Santa Casa de Patrocínio prestigiaram o XXXVI congresso brasileiro de urologia

 

O XXXVI Congresso Brasileiro de Urologia aconteceu no período de 26 a 29/08/2017 na cidade de Fortaleza-CE. Entre vários temas importantes da especialidade, o evento abordou especialmente como a robótica está auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças urológicas que permite ao paciente maiores chances de cura.

congresso

Os médicos Dr. Arnaldo Pereira e Dr. Lucas Neto Pereira, urologistas do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, estiveram presentes no evento com a finalidade de se aprimorarem para atenderem os pacientes que, na opinião dos profissionais, estão cada vez mais informados e exigentes sobre o que querem do seu cirurgião.

O Congresso reforçou a importância da atenção que o homem deve quanto ao câncer de próstata e pênis que, diagnosticados antecipadamente, possuem mais de 90% de chances de cura.

Outro assunto bastante discutido no evento, foi o diagnóstico e tratamento do câncer de bexiga, doença silenciosa, que em sua na fase inicial evolui sem apresentar sinais e sintomas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de quase dez mil novos casos da doença apareçam todos os anos, sendo a maioria apresentada por homens.

Além das doenças urológicas entre os homens, o Congresso abordou atualizações sobre diagnóstico e tratamento da infecção urinária, doença comum entre as mulheres.

A Santa Casa de Patrocínio parabeniza os médicos urologistas pela atualização na busca de oferecer um atendimento de qualidade aos nossos usuários. Dr. Arnaldo e Dr. Lucas atendem através do telefone 34 3839 1972.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000.  

SANTA CASA DE PATROCÍNIO RECEBE VISITA DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA REGIÃO

 

secretarios

 

No dia 31/08/2017, a Santa Casa de Patrocínio, recebeu a visita dos Secretários de Saúde da microrregião de Saúde Patrocínio/Monte Carmelo e cidades de referência, para um café da manhã, estavam  presentes:  Humberto Donizete Ferreira (Secretário de Saúde de Patrocínio), Bento Vieira Filho (Secretário Municipal de Saúde de Abadia dos Dourados), Dr. Guilherme de Assis Ferreira (Secretário Municipal de Saúde de Coromandel), Sebastiana Maria Santos (Secretária de Saúde de Iraí de Minas), Alex Guimarães Nunes (Secretário de Saúde de Guimarânia), Cida Marques (Secretária de Saúde de Cruzeiro da Fortaleza), Nhaiara Santos (Secretária de Saúde de Estrela do Sul), Andreia Fernandes Borges (Secretária de Saúde de Serra do Salitre) e Anselmo Gerônimo Galvão (Secretário de Saúde de Douradoquara).

Além dos Secretários de Saúde, estavam presentes outros representantes e Assessores das Secretarias de Saúde, principalmente colaboradores da área de TFD (Tratamento fora de domicílio) e Atenção Primária.

josé carlos  Na ocasião, o provedor da Santa Casa de Patrocínio, Sr. José Carlos Dias, falou sobre os   serviços de saúde que a Instituição oferece, sendo mais de 70% destinados a usuários do    SUS e se colocou à disposição dos Secretários de Saúde dos Municípios presentes, dos quais    a Santa Casa de Patrocínio é Hospital referência em média complexidade.bebé

  O Secretário Municipal de Saúde de Patrocínio, Sr. Humberto     Donizete Ferreira, falou sobre a disponibilidade de recursos e   quantitativo de atendimentos disponível aos Municípios da Região. Destacou as dificuldades   financeiras que a área da Saúde está enfrentando e que a atual gestão municipal está se   desdobrando para executar um bom trabalho, que mesmo diante recursos limitados, já   tiveram elogios na ouvidoria do Município dos usuários do SUS. Ao final, o Secretário   solicitou o apoio de todos os presentes e se colocou à disposição. 

ana lúcia  A superintendente Ana Lúcia de Castro apresentou aos      presentes as estatísticas de atendimentos da Instituição, onde     foi possível observar que a Santa Casa de Patrocínio desenvolve seu papel de Hospital   Referência com excelência, mesmo diante as dificuldades financeiras que, como todos os    Hospitais do Brasil, está enfrentando.  

sr.ricardo

  Sr. Ricardo dos Santos Bertholo, membro do Conselho de     Administração da Santa Casa de Patrocínio e ex provedor da     Instituição por três mandados, enfatizou o momento financeiro    delicado que os Hospitais do Brasil estão vivenciado e a     importância de todos trabalharem para que os serviços de   saúde de nosso Município e região continuem superando esta crise com excelência.

visita  Ao final das apresentações, os Secretários de Saúde, seus    assessores e colaboradores, visitaram a Santa Casa de    Patrocínio, para conhecer de perto os serviços que são     prestados. Após, foi realizado um debate, onde todos puderam     esclarecer dúvidas com a diretoria da Santa Casa e também com a Secretaria de Saúde de   Patrocínio.

  O café com o Provedor da Santa Casa de Patrocínio, foi considerado um sucesso pelos    presentes, que solicitaram outros momentos de integração como este.

  O provedor da Santa Casa de Patrocínio, Sr. José Carlos Dias, em nome da Diretoria da Instituição agradece a presença de todos os Secretários de Saúde e Assessores que tiveram presentes:  São em momentos como estes que conseguimos buscar soluções para melhoria da qualidade da Saúde do Município e Região, mesmo diante recursos financeiros limitados, comentou o provedor.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000!

 

 

 

 

 

Corpo clínico da Santa Casa conta com nova Dermatologista

dra sophia600A Santa Casa de Patrocínio, sempre empenhada em oferecer à população de Patrocínio e Municípios da região, novas especialidades médicas e também, maior disponibilidade de atendimento, amplia seu corpo clínico com a chegada da médica, Dr. Sophia Maren Caliman Berger - CRM 42175.

Dra. Sophia Maren Caliman Berger Teixeira é médica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com especialização pela Universidade Gama Filho - RJ, e possui 10 anos de experiência na área.

Dra. Sophia soma-se ao corpo clínico da Santa Casa, e atende no Centro Médico da Instituição. Os agendamentos de consultas podem ser realizados através do telefone 34 3515 2549.

A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

 Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Médico coloproctologista explica sobre hemorroidas

drotavio2308 ok

Todos nós temos Hemorroidas. Sim é verdade!  Hemorroidas são estruturas anatômicas normais formadas por vasos sanguíneos comunicantes situados na parte interna do canal anal. Quando esses vasos aumentam de tamanho, inflamam e produzem sintomas surge à doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus.

Dr. Otávio Nunes Sia, médico coloproctologista da Santa Casa de Patrocínio, explica que a doença hemorroidária tem múltiplas causas com a característica comum de provocarem alterações na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários, que podem ser decorrentes de mudanças na consistência das fezes, esforço evacuatório, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e até fatores hereditários.

O médico alerta que o sintoma mais comum da doença hemorroidária é sangramento anal, geralmente indolor, que suja as fezes com raias de sangue vivo ou em casos mais intensos chega a respingar no vaso sanitário. A patologia também pode causar coceira ou irritação no ânus, dor contínua ou durante as evacuações, presença de prolapso (quando os mamilos hemorroidários exteriorizam-se através do canal anal), nódulo anal doloroso e presença de secreção viscosa no ânus (chamada de muco).

O tratamento da doença hemorroidária inclui medidas simples de alterações comportamentais e dietéticas até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos.

O especialista indica o uso de dieta rica em fibras, com aumento da ingestão de frutas e verduras, associado a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, hábitos que podem regular o hábito intestinal e provocar a eliminação de fezes mais macias que diminuem o esforço evacuatório.

Dr. Otávio dá uma dica importante: A melhor forma de higienização do ânus após as evacuações é o uso de ducha higiênica com jato de água, sem necessidade do uso de sabonetes. O papel higiênico é indicado apenas para secar a região, com o menor atrito possível. Tanto o atrito do papel higiênico quando uso excessivo de sabonetes pioram os sintomas hemorroidários.

Um alerta: várias outras doenças podem provocar sintomas parecidos com os da doença hemorroidária. É essencial consultar um especialista para obter um diagnóstico adequado, principalmente porque em alguns casos é necessário o uso medicamentos específicos para as veias hemorroidárias e, quando as medidas higienodietéticas e remédios não surtem efeito, pode ser indicado tratamento cirúrgico específico.

Dr. Otávio atende no Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio, através do telefone 34 3831 8899.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 

Conheça a Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio

equipe saude mental
No fundo: Dr. Louston Castilho N. Vieira (Médico Psiquiatra); Dr. Marcelo B. Paula (Médico Psiquiatra) e João Paulo Fernandes (Enfermeiro). Na frente: Laiany S. Sousa (Psicóloga); Keliana C. Dornelas Tavares (Enfermeira); Dr. Gustavo A. Magalhães Pinto (Médico Psiquiatra)

No Brasil, 23 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno mental grave e que necessita de algum tipo de tratamento e intervenção médica, o que leva doenças mentais ocuparem a cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Preocupada com estas patologias que atingem mais de 12% da população brasileira, o Hospital Santa Casa de Patrocínio mantém em sua estrutura física a Unidade de Saúde Mental, que, como integrante da rede psicossocial, juntamente com os CAPS do Município, tem o objetivo de proporcionar maior número de recuperações e reinserções sociais dos pacientes, através da construção de um Projeto Terapêutico Individual de acordo com as necessidades e patologias de cada paciente.

A Unidade é a única de Patrocínio e região habilitada ao SUS para atender, também pacientes com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas durante o período agudo da doença.

Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, trabalha uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada formada por: médicos psiquiatras, médicos clínicos gerais, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Possui 24 leitos dos quais 20 são destinados a pacientes usuários do SUS e 04 destinados a pacientes particulares e convênios.

A equipe desenvolve o Projeto Terapêutico realizando atividades diárias de terapia ocupacional, com o objetivo de que o paciente possa conseguir desenvolver suas atividades diárias, principalmente quando houver a reinserção do mesmo na sociedade.

Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, o paciente é assistido 24 horas e, quando recebe alta é encaminhado para o serviço de referência para a continuidade do tratamento.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é nossa razão de ser. (34) 3839-1000

Endocrinologista da Santa Casa cita 10 fatos sobre a dislipidemia em alerta ao dia nacional de combate ao colesterol, 08/08

dra karina500 
Dra. Karina Alvarenga Ribeiro – Endocrinologista

CRM/MG: 40811

Dia 08 de agosto é um dia de alerta nacional, dia de combate ao colesterol.  De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% da população brasileira tem colesterol alto.

Dra. Karina Alvarenga Ribeiro, médica endocrinologista do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio cita dez fatos que todos precisamos saber sobre as dislipidemias (presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue), fique atento!

1 – Dislipidemia é ter os níveis de colesterol e triglicérides elevados no sangue. Esses lípides são importantes para o organismo, entretanto quando em excesso colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

2 – Os fatores de risco para doenças cardiovasculares são: alimentação rica em gorduras e açúcares livres, obesidade, estresse, tabagismo e história familiar. Estimativas mostram que 20% das pessoas já tem placas de colesterol nas artérias aos 20 anos de idade.

3 – Importante lembrar que infarto e derrame são as maiores causas de mortalidade nos dias atuais.

4 – O diagnóstico consistem em dosar o colesterol total, frações e triglicérides. E deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano nos adultos e precocemente em pacientes com história familiar de doença cardiovascular.

5 – Níveis de HDL maiores que 60mg/dl protegem o paciente contra doenças cardiovasculares. Já os níveis de triglicérides acima de 150mg/dl elevam esse risco além de ser fator de risco para desenvolvimento de diabetes e pancreatite. Os valores ideais de LDL variam segundo o risco cardiovascular. Em pacientes de alto risco necessitam estar abaixo de 70mg/dl.

6 – A redução do LDL para níveis desejados é o que se tem demonstrado maior eficácia na prevenção de infarto e derrames cerebrais. Principalmente pelo uso das estatinas. Essa prática tem colaborado para diminuição da mortalidade na população em geral. Os efeitos colaterais devem ser relatados ao médico e monitorados frequentemente.

7 – As dislipidemias podem ser de causa primária, ou seja, genética. Ou ainda, serem secundárias a doenças como diabetes descompensado, hipotireoidismo, obesidade, alcoolismo, doenças renais e até mesmo pelo uso de medicamentos como corticoides, diuréticos e betabloqueadores. Também podem decorrer do uso de anabolizantes.

8 – O tratamento das dislipidemias no paciente diabético deve ser mais agressivo a fim de reduzir de forma importante a prevalência de infarto e acidente vascular cerebral.

9 – Uma dieta hipocalórica e pobre em gorduras saturadas e colesterol é fundamental para o tratamento das dislipidemias. Atividade física realizada no mínimo 30 minutos pelo menos 4x na semana pode auxiliar a perda de peso e a redução do colesterol e triglicerídeos. Mesmo assim, ainda pode ser necessário o uso de medicamentos.

10 – Negligenciar o tratamento correto pode colocar a vida do paciente em risco. Bom lembrar que esse tratamento deve ser instituído por tempo indeterminado e sem interrupções.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato 34 3839 1000

Pediatra da Santa Casa de Patrocínio explica sobre a importância do aleitamento materno

paulocaixetaNos primeiros meses de vida, a mãe se preocupa em garantir a melhor alimentação que uma criança pode ter. Boas mamadas, em livre demanda, garantem a sensação de que o bebê está sendo bem alimentado. Mas, na medida em que o bebê vai crescendo, surge o medo de que o leite materno não seja o suficiente para garantir o seu sustento por completo. Qualquer criança pode, e deve, se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada – nem mesmo água ou chás, pois nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde, explica o pediatra do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, Dr. Paulo Caixeta Araújo.

O Pediatra destaca que o leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus e evita diarreias.

como-alimentar-o-bebe-dos-0-aos-6-meses-1-640-427Por acreditar que outros alimentos são mais práticos, nutritivos e benéficos para o bebê, muitas mães passam a dar leites industrializados, mingaus, cereais e papinhas industrializadas – itens considerados calóricos e que podem induzir o desenvolvimento de diabetes, alergias e obesidade infantil.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha que apenas depois de passados os seis primeiros meses de vida sejam inseridos na alimentação da criança papinhas de frutas e de legumes – sem interromper a amamentação, que pode ser continuada até os dois anos de idade.

 “O bebê que mama no peito desenvolve melhor o rosto, a boca, a mordida e principalmente o sistema respiratório, além de que crianças pequenas precisam e sentem prazer em sugar, pois estão na fase oral. O contato com a pele da mãe e o mamar no peito são tranquilizantes e extremamente benéficos ao bebê”, afirma o pediatra Dr. Paulo Caixeta. 

Para a mamãe amamentar também traz muitos benefícios, pois além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além ser um ato prazeroso e que aumenta a autoestima.

Amamentar é um ato de amor!

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000.

 

Entenda o Exame de Composição Corporal através da densitometria óssea

ExameDOA utilização da densitometria óssea na avaliação da composição corporal permite a realização de um exame muito mais completo, através da medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.

A densitometria do corpo inteiro é o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais: massa óssea, massa muscular e água, massa gordurosa, e analisa o resultado em sua totalidade não a partir da medida de apenas um compartimento.

Neste exame, a água corporal está incorporada ao compartimento de massa magra (músculos), não afetando a medida do conteúdo de gordura ou de tecido ósseo. Os demais métodos não-invasivos para avaliação da composição corporal requerem a realização de mais de um destes testes para complementação de dados, pois avaliam apenas um compartimento corporal, inferindo os demais, o que, possivelmente, aumenta o custo da avaliação completa.

densdrrogeriookUma vantagem adicional da realização da Composição Corporal pela Densitometria é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen.

O exame, por ser não-invasivo, é muito simples para o paciente, não requer nenhum preparo e tem duração de 10 a 15minutos.  A radiação é extremamente baixa, semelhante à radiação ambiental que recebemos num dia de sol,  podendo ser repetido quantas vezes for necessário.  O exame é particularmente útil em crianças pela praticidade e fornece uma ótima avaliação da aquisição de massa óssea.  

Agende seu exame através do telefone 34 3839 1092. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser!

 

 

Santa Casa busca ajuda do deputado estadual Dr. Helly Tarquínio para recebimento pelos serviços prestados ao Governo de Minas Gerais

1907helySr. Joaquim Morato; Deputado Dr. Helly Tarquínio; Sr. José Carlos Dias

O provedor José Carlos Dias e o conselheiro Joaquim Morato foram recebidos pelo deputado estadual Dr. Helly Tarquínio, no seu gabinete político, em Patos de Minas, no dia 12 de julho de 2017.

A reunião consistiu no pedido, formulado pelos representantes da Instituição, ao nobre parlamentar, no sentido de interceder junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, visando à regularização dos pagamentos pelos serviços hospitalares prestados pela Santa Casa aos usuários do Sistema Único de Saúde-SUS, de responsabilidade da Administração Pública Estadual.

Na oportunidade, foi informado ao deputado Dr. Helly que o atraso na quitação dos compromissos financeiros por parte do Estado tem gerado sérios problemas para o equilíbrio orçamentário da Instituição, que impacta diretamente na manutenção das atividades, volume e na qualidade dos serviços de saúde disponibilizados pelo hospital à população de Patrocínio e Região.

No encontro, o provedor, destacou que neste momento, extremamente delicado da vida nacional, quando o Brasil enfrenta a mais longa e profunda recessão econômica da sua história, prejudicando fortemente as finanças dos hospitais filantrópicos, todos os esforços da Instituição são direcionados ao seu equilíbrio financeiro, sendo implementada, com rigor e determinação, uma série medidas, destinadas à consecução desse objetivo.

Bastante receptivo e demonstrando vivo interesse pelo assunto, ao final da reunião o deputado estadual Dr. Helly Tarquínio assumiu o compromisso de, em conjunto com outras lideranças políticas, desenvolver, perante ás instâncias competentes, os meios e esforços necessários a oferecer uma ágil solução para a pendência, de modo a proporcionar à Santa Casa a devida e justa segurança do recebimento dos recursos financeiros, pelos serviços hospitalares prestados ao Governo de Minas Gerais.

Fica registrado, em nome da Direção da Entidade, o agradecimento especial pela atenção dispensada a acolhida do pleito apresentado pelo Hospital Santa Casa de Patrocínio, ao deputado estadual Dr. Helly Tarquínio, tido e reconhecido como uma das mais atuantes lideranças políticas do Estado de Minas Gerais, profissional da área médica, parlamentar dotado de elevado espirito público, defensor intransigente das justas demandas populares, com extensa folha de relevantes serviços prestados à saúde pública de Minas Gerais.

 

Hospital Santa Casa de Patrocínio realiza primeira cirurgia crânio-cervical da região

No último mês, a equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna da Santa Casa de Patrocínio realizou a primeira cirurgia crânio-cervical da região, para tratamento de uma fratura na coluna cervical no paciente Sr. Lucas Nunes Teodoro, que sofreu uma grave queda.  

gustavo guilherme500Esse tipo cirurgia, uma inovação na região, é realizada em poucos hospitais das grandes capitais e somente foi possível no Hospital Santa Casa de Patrocínio devido à estrutura oferecida pelo Centro Cirúrgico da Instituição e qualificação de sua equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna, formada pelos médicos neurocirurgiões Dr. Guilherme Magalhães e Dr. Gustavo Zola.

De acordo com Dr. Guilherme, as fraturas da coluna vertebral, principalmente da região cervical, são consideradas lesões de grande gravidade, por trazerem enormes riscos de sequelas e inclusive de óbito. Por apresentar nobres estruturas vasculares como as artérias vertebrais, além das estruturas do sistema nervoso central como a medula e o tronco encefálico, a região crânio-cervical é um desafio para o cirurgião de coluna, mas com um bom conhecimento anatômico e uma boa experiência na área, esses riscos diminuem muito.

O paciente e sua família ficaram muito satisfeitos com o resultado da cirurgia, que pode ser realizada na cidade de residência, com o apoio dos familiares e amigos. Nádia, filha do Sr. Lucas, fez um relato emocionante, em nome da família:  

“O fato de meu pai estar vivo e permanecer andando seria um milagre, pois, na maioria destes casos, a pessoa não sobrevive ou fica tetraplégica. Foi um momento difícil, pois, além de ser uma cirurgia de alta complexidade nunca havia sido feita em nossa cidade. Porém, ao mesmo tempo, estávamos confiantes, pois o Dr. Guilherme nos transmitiu tanta segurança e tanta confiança que decidimos marcar a cirurgia. No dia 08/06/2017, às 10:30h, meu pai entra para o bloco cirúrgico permanecendo lá até às 16:30h, momento que Dr. Guilherme saiu do bloco com um sorriso no rosto, com um semblante cansado com a melhor notícia que podíamos receber. A cirurgia tinha sido um sucesso!  Quando meu pai chegou no quarto, tivemos a certeza de que Deus existe e que Patrocínio tem sim, médicos excelentes, um hospital super equipado e preparado para cirurgias complexas como essa. Queremos por meio deste agradecer a cada um que cuidou com tanto carinho e cuidado do meu pai na Santa Casa. Todos vocês foram de fundamental importância para a recuperação dele durante os dias que esteve no hospital. Queremos agradecer desde a funcionária, que sempre limpava o quarto com um sorriso no rosto, os enfermeiros, funcionários, ao hospital e principalmente, aos médicos Dr. Guilherme e ao Dr. Gustavo Martins Zola Santiago que o acompanhou e o auxiliou durante a cirurgia. O nosso muito obrigado a todos vocês! A cada um que participou direta ou indiretamente nesse momento tão difícil, nossa eterna gratidão! Lucas, Ilma, Nádia e Túlio.” (Confira o depoimento da família abaixo). 

A Diretoria e a Equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna da Santa Casa de Patrocínio agradecem a confiança do Sr. Lucas e de seus familiares.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser. Contato: 34 3839 1000 

 

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA DO SR. LUCAS NUNES TEODORO

 

familia srlucaseditPatrocínio, 03 de julho de 2017. 

 

Aos três dias do mês de junho do ano de 2017, meu pai, Lucas Nunes Teodoro, após sofrer uma grave queda, deu entrada no hospital Santa Casa de Patrocínio com fortes dores na cabeça e na coluna.

Após o neurocirurgião, ser chamado, Dr. Guilherme Augusto Leonel de Magalhães, foi feita uma tomografia em que foi constatada uma explosão de C1 na coluna cervical.

Imediatamente meu pai teve seu pescoço imobilizado, e a maior preocupação da família naquele dado momento, era se essa fratura deixaria alguma sequela. Naquele momento Lucas estava com todos os movimentos e consciente, o que era um fator positivo.

Na segunda-feira, dia 05 de junho, foi feita uma ressonância onde foi constatado que havia necessidade de cirurgia e, que graças a Deus, a medula estava preservada.

Dr. Guilherme explicou-nos esclarecidamente como seria a cirurgia e todo processo a ser feito.

Explicou-nos também que esse tipo de cirurgia era pouco realizada e que nunca, uma cirurgia desse porte havia sido feita em Patrocínio/MG.

O fato de meu pai estar vivo e permanecer andando seria um milagre, pois, na maioria dos casos, a pessoa não sobrevive ou fica tetraplégica. 

Foi um momento difícil, pois, além de ser uma cirurgia de alta complexidade nunca havia sido feita em nossa cidade, e o que primeiro vinha a nossa cabeça eram os questionamentos: “Vai dar certo?” “Ele vai ficar com sequelas?” “A cirurgia é muito arriscada?”

 Porém, ao mesmo tempo, estávamos confiantes, pois o Dr. Guilherme nos transmitiu tanta segurança e tanta confiança que decidimos marcar a cirurgia. Marcamos para o dia 08/06/2017.

Ficamos de segunda a quinta-feira super ansiosos e preocupados, pois, mesmo sabendo que estávamos aos cuidados de dois médicos renomados e competentes, (Dr. Guilherme e Dr. Gustavo) no momento era impossível mantermos a calma, foram 4 dias de angústia.

No dia 08/06, às 10:30h, meu pai entra para o bloco cirúrgico permanecendo lá até às 16:30h, momento que  Dr. Guilherme saiu do bloco com um sorriso no rosto, com um semblante cansado (afinal foram horas de cirurgia) com a melhor notícia que podíamos receber. A cirurgia tinha sido um sucesso!

Ocorreu tudo dentro do planejado e meu pai estava passando bem. Recebemos todas as orientações de como seria daquele dia em diante para que ele tivesse uma boa recuperação.

Por volta de 18:30h meu pai chega no quarto, naquele momento tivemos a certeza de que Deus existe e que Patrocínio tem sim médicos excelentes, um hospital super equipado e preparado para cirurgias complexas como essa.

Durante os 11 dias de internação fomos muito bem tratados por todos, os enfermeiros então, nem se fala! (Confesso que tive vontade de levar alguns para casa de tão amorosos e cuidadosos.)

Hoje, passado o susto e diante da excelente recuperação do meu pai só temos a agradecer. Primeiramente a Deus depois ao Dr. Guilherme que é considerado por nós um anjo que apareceu em nossas vidas.

Seremos eternamente gratos a ele e por tudo que fez e vem fazendo por nós. Médico prestativo, atencioso e que não mede esforços para atender bem o paciente.

Hoje, há exatamente um mês após o acidente, só temos a agradecer. Meu pai está se recuperando bem. A recuperação é lenta, porém, logo, logo, ele estará de volta as suas atividades diárias.

“Queremos por meio deste agradecer a cada um que cuidou com tanto carinho e cuidado do meu pai na Santa Casa.

Todos vocês foram de fundamental importância para a recuperação dele durante os dias que esteve no hospital.

Quero agradecer desde a funcionária, que sempre limpava o quarto com um sorriso no rosto, os enfermeiros, funcionários, ao hospital e principalmente, aos médicos Dr. Guilherme e ao Dr. Gustavo Martins Zola Santiago que o acompanhou e o auxiliou durante a cirurgia.

O nosso muito obrigado a todos vocês!

A cada um que participou direta ou indiretamente nesse momento tão difícil, nossa eterna gratidão!

 

Lucas, Ilma, Nádia e Túlio.

  

 

Urologista da Santa Casa esclarece sobre infeção urinária

050717medico

A Infecção do Trato Urinário acomete em torno de 150 milhões de pessoas anualmente, das quais que 67% são mulheres e 90% é caracterizada como cistite (infecção na bexiga). 

Dr. Lucas Neto Pereira, médico urologista da Santa Casa de Patrocínio explica que as mulheres são mais suscetíveis a este tipo de infeção por terem uma uretra mais curta, mais próxima ao ânus, uma área bastante contaminada por bactérias, além de que muitas mulheres têm o costume de segurar para ir ao banheiro e, deixando de lavar o sistema urinário, já que ao urinar limpamos o canal de bactérias.

O especialista explica que nos homens, a idade torna-se um fator de risco, uma vez que nos pacientes mais idosos, o crescimento da próstata pode obstruir o canal urinário e facilitar a infecção.

0507infec uriOs principais sintomas da infecção do trato urinário são dor ou queimação ao urinar, dor no “pé da barriga” – próximo à região do púbis – e vontade de urinar várias vezes, em pequenas quantidades. Também pode haver febre e sangramento na urina.

Dr. Lucas explica que a infecção urinária é benigna e pode ser tratada facilmente através de medicamentos antibióticos. O médico alerta que nas pessoas mais idosas, naqueles que passaram por alguma cirurgia no trato urinário, a infecção pode ser grave, causando uma infecção generalizada e até matar. Neste caso, um médico especialista deve ser procurado assim que os sintomas aparecerem.

O urologista dá algumas dicas para evitar infecção urinária: é fundamental ingerir bastante líquido, evitar segurar a urina e higienizar regiões genitais antes e depois das relações sexuais. Para as mulheres, é indicado sempre urinar após a relação sexual, já que a entrada de bactérias na bexiga fica mais exposta. Também é aconselhável, após a evacuação, ao higienizar a vulva e região perianal, limpar sempre no sentido de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.

Sempre que os sintomas de infecção urinária aparecerem, procure um especialista.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 38391000

Santa Casa de Patrocínio inicia serviço de densitometria óssea em julho

densitometria1
(da esquerda para direita) Dr. Rogério Abrão Furtado – médico radiologista; Jorge César da Silva – técnico radiologia; Viviany Ferreira Rosa – técnico radiologia; Moacir Xavier dos Reis – técnico radiologia; Dra. Lilian Márcia Freitas Campos – médica radiologista.

Com o apoio imprescindível do Deputado Federal, patrocinense, Silas Brasileiro, junto ao Ministério da Saúde, o Hospital Santa Casa de Patrocínio, tem o prazer de anunciar a implantação do serviço de Densitometria Óssea.

silas brasileiroFoi adquirido um moderno equipamento, através de verba disponibilizada à Instituição por meio de Emenda Parlamentar concedida pelo Deputado Silas Brasileiro, possibilitando ao Hospital Santa Casa de Patrocínio disponibilizar, a partir do mês de julho, os exames de Densitometria Óssea e Composição Corporal para toda a população de Patrocínio e Região.

densitometria2A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Já o exame de composição corporal se caracteriza pelo estudo dos diferentes componentes químicos do corpo humano. A sua análise permite a quantificação da grande variedade de componentes corporais tais como água, proteínas, gordura, minerais, massa magra, entre outros.

A Diretoria da Santa Casa de Patrocínio agradece infinitamente ao Deputado Silas Brasileiro (foto acima, à direita) por mais esta conquista, que sem a sua contribuição não seria possível a concretização deste projeto.   

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Maiores informações e agendamento de exames através do telefone 34 3839 1092. 

 

 

Eleita nova Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica da Santa Casa de Patrocínio

2106diretoriaclinica

No dia 13/06/2017 os médicos do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio reuniram-se em Assembleia para eleição da Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica 2017/2018, conforme preconiza as legislações doa Conselhos Federal e Regional de Medicina.

Após realizada a votação, em chapa única, foram eleitos os seguintes médicos:

Dr. Marco Antônio - diretor clínico;

Dr. Ivan de Carvalho Carneiro - vice-diretor clínico.

Comissão de Ética: Dr. Rogério Queiroz (presidente); Dr. Lucas Rodrigues (vice-presidente); Dr. Otávio Nunes Sia (Secretário). Suplentes: Dr. Omar Caetano Cunha, Dr. Thiago César Novais Gasperin e Dr. Eduardo Cimini Lage.

O diretor clínico é o médico representante e coordenador do corpo clínico, sendo o elo entre o Corpo Clínico e a Direção Geral da Instituição. Já a Comissão de Ética Médica é o órgão supervisor da ética profissional na Instituição, representando os Conselhos Regional e Federal de Medicina.

A eleição da Diretoria Clínica e Comissão de Ética médica é realizada a cada um ano e meio pelos médicos do Corpo Clínico.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 38391050 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio, Hospital Geral, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, vem a público esclarecer à população do seguinte:

Tanto a Instituição como os médicos de seu Corpo Clínico prestam serviços hospitalares ao SUS (Sistema Único de Saúde) de acordo com o previsto na legislação. Destacamos que os pacientes do SUS são encaminhados à Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio pelo Pronto Socorro Municipal e pelo Sistema Estadual de Regulação - SUS Fácil.

Esclarece que não há diferenciação de tratamento médico hospitalar entre as internações do SUS, Particular e Convênios. A diferenciação existe apenas na forma de admissão do paciente.

Esclarece, ainda, que os pacientes que possuem patologias contagiosas são mantidos em isolamento de contato, conforme preconiza a ANVISA e normas internas no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Aliás, o índice de infecção hospitalar da instituição é de 2%, que significa 60% abaixo da taxa nacional (media de 5%), independente do paciente ser atendido pelo SUS, Convênios ou Particular.

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio zela pela qualidade do atendimento de seus pacientes, trabalhando de acordo com os Protocolos de Segurança do Paciente que foram implantados conforme Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde há mais de três anos.

A Direção e Setor de Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio se colocam à disposição da população para demais esclarecimentos, através do telefone 34 3839 1022 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

logo-santacasa-word

Neurologista do corpo clínico da Santa Sasa esclarece sobre roncos e apneia do sono

drbras500Os roncos afetam crianças e adultos, são mais frequentes após os 60 anos, tanto em homens e mulheres. Eles são sons produzidos pelo estreitamento da via aérea durante o sono e estão associados a diversas causas, dentre as quais destacam-se: obesidade, uso de álcool, aumento da adenoide e amígdalas, deformidades maxilares, desvio de septo, pólipos no nariz, uso de medicamentos, entre outros.

Dr. José Brás de Souza Júnior, neurologista do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Patrocínio, alerta que os roncos são o sintoma mais comum da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ou Apneia do Sono que é um problema mais sério, caracterizado por pausas respiratórias durante o sono, levando a despertares frequentes.

Dr. Brás explica que a SAOS leva a queda oxigenação sanguínea, altera a qualidade do sono e faz com que a pessoa tenha um sono fragmentado e superficial, podendo apresentar cochilos frequentes durante o dia, dois ou mais episódios de diurese durante o sono (acorda para urinar), dor de cabeça pela manhã, boca seca, sensação de sufocamento, falta de ar, sudorese durante o sono entre outros.

O Neurologista esclarece que a SAOS prejudica o desempenho no trabalho, além de aumentar o risco de desenvolver diabetes, agravar a hipertensão arterial (pressão alta) e estar associado com infarto e acidente vascular cerebral (AVC/Derrame). 

O papel do médico neurologista é fazer a avaliação clínica e solicitar o exame de Estudo do Sono, a polissonografia. Este exame permite definir a gravidade e o tratamento mais adequado. O especialista pode ainda fazer o seguimento, o manejo do CPAP (aparelho de pressão aérea positiva continua) e indicar a estratégia para evitar a falta da oxigenação sanguínea no sono.

Dr. Brás dá uma dica importante: Para evitar e diminuir a apneia do sono é importante a prática de atividade física, alimentação saudável e diminuição de bebidas alcoólicas.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

Conselho de Administração da Santa Casa de Patrocínio nomeia Grupos de Trabalho para a Gestão 2017/2019

conselho

Em reunião do Conselho de Administração realizada em 22/05/2017, o provedor da Santa Casa de Patrocínio, Sr. José Carlos Dias, reafirmou as palavras de seu primeiro dia de mandato, onde convocou todos os conselheiros a serem, também, provedores participando ativamente da gestão da Instituição.

Neste sentido, foram nomeados quatro Grupos de Trabalho, sendo:

  • Funcional, grupo responsável por assuntos referentes à gestão de pessoas: Dr. Fernando Bernardes, Dr. Lauro Barbosa Júnior e Sra. Maristela Brito;
  • Divulgação, grupo responsável pela imagem do Hospital perante seus clientes internos e externos: Sr. José Carlos Dias, Sr. José Manoel de Souza e Sr. Ricardo Bartholo;
  • Institucional, grupo responsável pela busca e captação de recursos para a Instituição e outros assuntos de interesse: Sr. Altair Olímpio, Sr. Joaquim Morato, Sr. Wesley Siqueira e Dr. Marco Antônio;
  • Negociações e Assuntos médicos, grupo responsável por fazer a ligação entre a Instituição e o Corpo Clínico, buscando alinhar os interesses de ambos: Dr. Lucas Siqueira, Dr. Carlos Pinto e Dr. Arnaldo Pereira.

Além dos Grupos de Trabalho, Sr. Nelson Gonçalves teve seu nome reafirmado como presidente da Comissão de Licitação e Dr. Péricles Rodrigues foi nomeado para atuar e auxiliar nos Processos de Compras desta Comissão.

Ainda, durante a reunião, Sr. Joaquim Morato, Sr. Wesley Siqueira e Sr. Ricardo Bartholo, foram indicados a fazerem parte do Grupo Gestor da Instituição e atuarem junto à superintendente, Sra. Ana Lúcia de Castro e gestores do Hospital, buscando a gestão participativa da Santa Casa.

O Provedor, José Carlos Dias, destacou a importância da participação de todos os conselheiros, principalmente no que se refere à doação de conhecimento na área de atuação de cada um, o que interfere positivamente e diretamente na melhoria da prestação dos serviços de saúde à população de Patrocínio e Região.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

Enfermeira da Santa Casa de Patrocínio esclarece sobre a Triagem Neonatal

teste-do-pezinho-enfermeiraA Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, faz parte de um programa criado pelo governo federal em 2001, a fim de se rastrear, detectar e tratar doenças importantes nos recém-nascidos, que, quanto mais cedo iniciado o tratamento, menor o índice de mortalidade melhor qualidade de vida para as crianças diagnosticadas com estas patologias.

A enfermeira neonatologista, Carolina Vargas, responsável técnica pela UTI Neonatal da Santa Casa de Patrocínio, explica que o teste do pezinho e um exame realizado a partir do sangue coletado por gotinhas do pezinho do bebê e que permite identificar doenças graves, como: hipotireoidismo congênito (problemas na tireoide), fibrose cística (doença do suor salgado), fenilcetonúria (problema no metabolismo) e anemia falciforme (doença do sangue), entre outras.

teste-do-pezinho-250A enfermeira enfatiza que a realização do exame é rápida, pois são apenas cinco gotinhas de sangue que são coletadas do bebê, é praticamente indolor e o bebe pode permanecer no colo da mãe durante toda coleta. O exame deve ser realizado em todos os recém-nascidos até 30 dias de vida, mas preferencialmente entre o terceiro e quinto dia após o nascimento, uma vez que se detectada alguma das patologias rastreadas pelo teste, a criança pode iniciar o tratamento o mais precoce possível, diminuindo assim chances de seqüelas mais graves. 

O Teste do pezinho e gratuito, realizado pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde. O resultado chega em até 30 dias na Unidade em que foi coletado.

Cuide da saúde do seu filho, não deixe de realizar o teste do pezinho nos primeiros dias de vida e garantir um crescimento tranquilo.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser. 34 3839 1000.

 

 

Médico gastroenterologista do corpo clínico da Santa Casa de Patrocínio esclarece sobre a gastrite em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Digestiva, 29/05

gastriteA maioria das pessoas costuma considerar qualquer dor de estômago ou mal-estar digestivo como gastrite, o que nem sempre está correto.  É comum, por exemplo, a azia ser considerada um sintoma gastrite, sendo que na maioria das vezes trata-se do refluxodo ácido estomacal provocado por defeito no músculo que regula a passagem do alimento do esôfago para o estômago.

Dr. Fernando Eduardo Borgo, médico gastroenterologista e cirurgião geral do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, explica que a Gastriteé a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago e é diagnosticada com segurança, através do exame de endoscopia digestiva acompanhada de uma biopsia do estômago, uma vez que esta patologia pode ou não apresentar sinais e sintomas.

Dr. Fernando explica que a dor característica da gastrite começa na região epigástrica, localizada abaixo do tórax, na famosa “boca do estômago”. É uma dor localizada e pode vir ou não acompanhada de azia, náuseas e vômitos.  

A famosa bactéria do estômago é a maior causa da gastrite crônica. O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que infecta a parede do estômago e é transmitido principalmente de pessoa para pessoa. Em áreas com falta de saneamento, o H. pylori pode ser transmitido através de água ou alimentos contaminados, esclarece Dr. Fernando. No Brasil, a taxa de contaminação por esta bactéria é de 80%.

Além da contaminação pela bactéria H. Pylori, Dr. Fernando destaca outras causas comuns da gastrite: uso prolongado de anti-inflamatórios, uso excessivo do álcool, cocaína e radiação. Lesões traumáticas, queimaduras graves, doença crítica e cirurgias também podem causar gastrite.

O tratamento da gastrite deve ser direcionado pelo médico gastroenterologista, geralmente é medicamentoso e através do controle da dieta. O médico lembra que a gastrite não tratada é um fator de risco úlcera péptica, pólipos gástricos e tumores gástricos benignos e malignos.

Dr. Fernando dá algumas dicas para a dieta do paciente diagnosticado com gastrite: comer pequenas porções, sempre de 3 em 3 horas, preferir alimentos cozidos e grelhados; evitar condimentos, molhos e intensificadores de sabor, evitar bebidas alcoólicas, gaseificada ou industrializadas, evitar alimentos crus e de difícil digestão como carne vermelha, evitar bebidas cafeínadas e frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.

fernando borgo

Dr. Fernando Eduardo Borgo atende no Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio e os agendamentos de consultas podem ser realizados através do telefone: 34 4114 0103.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

 

Santa Casa de Patrocínio moderniza o Centro Cirúrgico

mesa cirurgica geral e foco

Através de convênio federal com o Ministério da Saúde, viabilizado por emenda parlamentar, a Santa Casa de Patrocínio investiu R$ 787.000,00 do valor de R$ 1.000.000,00 disponibilizados, em modernização do Centro Cirúrgico, no ano de 2016, com novas tecnologias de ponta, sendo possível a realização de procedimentos novos, principalmente na especialidade de neurocirurgia.

No total foram adquiridos 07 tipos de equipamentos, dentre os quais um arco cirúrgico mais moderno,  que trata-se de um equipamento de RX utilizado durante os procedimentos  e que melhor atende as especialidades de neurocirurgia e ortopedia/traumatogia e um equipamento de anestesia geral que pode ser utilizado em pacientes pediátricos e neonatais.

Também foram adquiridas novas mesas para cirurgia geral, mesa cirúrgica ortopédica mais moderna, monitores multiparâmetros, focos de teto com iluminação à LED e Aparelho de Raio X.

arco cirurgico

Entre as vantagens que os novos equipamentos trouxeram, estão mais recursos de imagens clínicas para os médicos durante as cirurgias, ampliando a capacidade de visão e, por consequência, a precisão das incisões.

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Patrocínio ocupa uma área física de 404,15 m² na Instituição, possui 04 salas de cirurgia e 01 sala de recuperação com 05 leitos. São realizadas, em média, 3200 cirurgias eletivas e em caráter de urgência e emergência, anualmente. Dos 158 leitos existentes na Instituição, 26 são destinados à área de Cirurgia Geral, sendo 14 credenciados ao SUS.

No ano de 2017, a Santa Casa de Patrocínio prevê, ainda, a aquisição de um microscópio cirúrgico, carros de emergência, bombas de seringa e monitores de capnografia, com o término da execução deste Convênio.

A Santa Casa de Patrocínio busca garantir um atendimento mais eficiente, seguro e de qualidade a seus usuários.

2equipamentos

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 38391000. 

 

Unidade hospitalar de saúde mental do Hospital Santa Casa de Patrocínio comemora a Semana da Luta Antimanicomial

Foto1

O movimento da Luta antimanicomial teve início com a Reforma Psiquiátrica no ano de 1987, quando iniciaram as denúncias contra os abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental. Uma das principais conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos, como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, os leitos em hospitais gerais, dentre outros.

É importante destacar que a Unidade Hospitalar de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio também faz parte da Rede de Atenção Psicossocial, onde o paciente recebe um tratamento de forma humanizada e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, trata-se de uma alternativa de tratamento quando os demais recursos extra-hospitalares já não são suficientes para conter uma crise.

Em comemoração à semana da luta antimanicomial, a equipe da Unidade Hospitalar de Saúde Mental realizou palestras, confecção de cartazes, oficinas terapêuticas e levaram alguns pacientes aos demais setores do hospital com o objetivo de informar e conscientizar sobre os direitos a saúde conquistados, e reafirmar a necessidade de romper com o preconceito ainda sofrido pelos pacientes portadores de transtornos mentais, valorizando seu espaço na família e na sociedade. 

Foto4  Foto3  Foto2 

Médico comenta sobre o aumento das alergias respiratórias no outono e inverno

joao albertdroProblemas respiratórios ocupam o quarto lugar entre as enfermidades que mais matam no Brasil. A queda de temperatura ajuda a potencializar os sintomas.

O médico pós-graduado em Alergia e Imunologia Clínica, Dr. João Alberto de B. Ribeiro Filho, da Santa Casa de Patrocínio, faz um alerta sobre as principais doenças alérgicas respiratórias que ocorrem nesta época do ano.

O inverno se aproxima, e com ele vêm as mudanças de temperatura que caem consideravelmente. Nos próximos meses, a tendência de muita gente é preferir o aconchego do lar, principalmente à noite. Estão formados os piores cenários e períodos para os alérgicos. Dados médicos mostram que as alergias respiratórias, tais como, Asma e Rinite Alérgica acometem aproximadamente 25% da população brasileira. Índice considerado alto se comparado com outras enfermidades crônicas, como Diabetes (8%) e Hipertensão Arterial (15%).

Além de acometer crianças, jovens e idosos, elas provocam a perda na qualidade de vida, ausências nas escolas e no trabalho. Prurido nasal, espirros, coriza, “cansaço” e obstrução nasal são os principais sintomas da maioria dos quadros alérgicos respiratórios. Apesar de haver medicação para combater esses males, o melhor tratamento é a prevenção.

Dr. João Alberto, esclarece que, casas fechadas e sem luz solar, favorecem a multiplicação dos ácaros, que vivem principalmente nos sofás, colchões e travesseiros. Esses seres microscópicos são capazes de multiplicarem a sua população diariamente. Além de um bom controle ambiental, a Imunoterapia é um excelente tratamento para as alergias respiratórias.

O médico acrescenta que, para complicar a vida do alérgico, este é o período mais propício às infecções viróticas (gripes) e bacterianas (sinusites, pneumonias, amigdalites e faringite).

O conteúdo desta matéria não tem a intenção de substituir o acompanhamento médico, fazer diagnósticos ou indicar tratamentos, mas de trazer informações úteis.

Dr. João Alberto atende no Centro Médico, Rua João Alves do Nascimento, 905, São Vicente.

Agende uma consulta: (34) 3515 2547

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser!

 

Santa Casa recebe doação de uma máquina de hemodiálise de empresas de Patrocínio

1005maquina
Sr. Ricardo Bartholo, Sr. Joaquim Morato,  Dra. Edma Nunes, Ana Lúcia de Castro e Sr. Geraldo Eustáquio

No mês de dezembro/2016, a Santa Casa de Patrocínio recebeu a doação de uma máquina de Hemodiálise, avaliada no valor de R$ 42.500,00 de duas importantes empresas do Município: Expocaccer e Cafebrás. 

A doação foi viabilizada pelos então conselheiros do Conselho de Administração da Santa Casa de Patrocínio e representantes das respectivas empresas, Ricardo dos Santos Bartholo (Expocaccer) e Geraldo Eustáquio de Miranda (Cafebrás), onde cada Instituição dispôs de 50% do valor da máquina.

A Santa Casa de Patrocínio agradece a estas renomadas empresas e seus representantes que tornaram possível à ampliação dos atendimentos do Serviço de Hemodiálise. Mais seis pacientes renais crônicos puderam iniciar o tratamento tão aguardado.

O Centro de Hemodiálise instalado na Santa Casa de Patrocínio está em funcionamento há 06 anos e viabilizou aos pacientes de Patrocínio e região, realizarem o tratamento mais próximo do local de suas residências, junto aos seus familiares, evitando percorrerem maiores distâncias e enfrentarem enormes sacrifícios, contribuindo efetivamente para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Santa Casa de Patrocínio! Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

Santa Casa de Patrocínio encerra mais uma Campanha de Arrecadação de Fraldas com sucesso

1005doacao1
Gustavo Vinhal (RT Enfermagem), Ana Lúcia (Superintendente), Ricardo Neves e Lilian Santos (Farmácia Nacional)

1005doacao2

Ana Lúcia (Superintende) e dona Isabel (Família Godoi)

O Grupo de Trabalho de Humanização da Santa Casa de Patrocínio realizou no período de janeiro a abril/2017 a Campanha de Doação de Fraldas Geriátricas para atender aos pacientes carentes internados na Instituição e arrecadou mais de 150 pacotes.

A Campanha contou com o apoio da rede de Farmácias Nacional e com a solidariedade da Comunidade Patrocinese, como na ação realizada pela Família Godoi, que solicitou como presente fraldas para doação, em uma festa de aniversário.

A Santa Casa de Patrocínio agradece a todos que participaram desta ação solidária que contribui diariamente para a melhoria da qualidade vida e conforto de nossos pacientes geriátricos usuários do SUS.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000.

 

 

 

 

Santa Casa de Patrocínio comemora aniversários do mês

niver1

A comemoração dos aniversários do mês é um momento de valorização e integração dos colaboradores do Hospital Santa Casa de Patrocínio. Funcionários de vários setores são convidados a se reunirem para apreciarem um café da tarde em um espaço decorado com direito a bolo e balões.

Esta confraternização é promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização e reúne bimestralmente os funcionários aniversariantes, juntamente com os coordenadores, gerentes e diretores. No dia 28/04/2017, foi comemorado os aniversários dos meses de março e abril.

É notável a satisfação dos funcionários com a realização desta ação. Em pesquisa realizada pela Equipe de Humanização, uma colaboradora, que não se identificou, registrou, por escrito, sua experiência emocionante: “Nessa confraternização somos um conjunto onde cada um participa da alegria do outro. Tem pessoas, quando pequenas, nem ganharam seu bolo de 1º aninho. Eu sou uma delas. Só ganhei um bolo quando comecei a trabalhar aqui na Santa Casa”.

O momento é uma oportunidade para que os colaboradores possam se conhecer melhor e estreitar a relação com seus gestores, uma vez que, o Hospital conta, atualmente, com 500 funcionários.

A Santa Casa de Patrocínio acredita que este trabalho desperta a atenção e gera motivação entre a equipe, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida do fucionário e impacta positivamente no serviço prestado aos nossos pacientes.

nivers2

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000.

 

Corpo clínico da Santa Casa conta com nova ginecologista/obstetra

0305dratatiane

A Santa Casa de Patrocínio, sempre empenhada em oferecer à população de Patrocínio e Municípios da região novas especialidades médicas e também maior disponibilidade de atendimento, amplia seu corpo clínico com a chegada da médica, natural de Patrocínio, Dra. Tatiane Chagas da Silva - CRM 56690.

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, (Uberlândia/ MG), Dra. Tatiane, fez residência médica em Ginecologia/Obstetrícia, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-MG) e está cursando especialização em Reprodução Humana e Infertilidade Conjugal na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (São Paulo - SP).


Dra. Tatiane soma-se ao corpo clínico da Santa Casa, compõe o quadro de plantonistas da Clínica Obstétrica e atende no Centro Médico da Instituição. Os agendamentos de consultas podem ser realizados através do telefone 34 3515 2520.


A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência médica.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 38391000.

 

Conselho de Administração da Santa Casa homenageia Dr. Maurício Carvalho Brandão

009Durante a reunião ordinária do Conselho de Administração da Santa Casa de Patrocínio realizada na noite de segunda-feira, 25 de abril, foi realizada uma homenagem ao Dr. Maurício Carvalho Brandão, que fez parte da diretoria da Instituição durante mais de 40 anos e, em 2017 deixa o Conselho de Administração.

Sr. Nelson Soares, conselheiro que também já atua há bastante tempo no Conselho, emocionado, entregou à Dr. Maurício uma placa, onde registrou-se o agradecimento da Santa Casa ao homenageado. 

Joaquim Morato, ex provedor (gestão 2015-2017), em nome do Conselho de Administração, falou sobre a trajetória de Dr. Maurício na Santa Casa e sua atuação em vários momentos, afirmando que o homenageado é parte da história da Instituição.

013Os conselheiros presentes: Sr. Altair Olímpio de Oliveira, Dr. Arnaldo Pereira, Sr. Fernando Ramos Bernardes Dias, Sr. Joaquim Garcia Morato Filho, Sr. José Carlos Dias, Sr. José Manoel de Souza, Sr. Lauro Babosa Júnior, Dr. Marco Antônio de Castro Alves, Sra. Maristela de Fátima Brito Borges, Sr. Nelson Gonçalves Soares Filho, Dr. Péricles Moisés Rodrigues, Dr. Wesley Faber Romão Siqueira, se manifestaram, teceram elogios e agradeceram à Dr. Maurício pela contribuição dada não somente à Santa Casa, mas também à várias outras empresas do Município, principalmente no setor do agronegócio e também em suas vidas pessoais.

Dr. Maurício participou de importantes momentos da Santa Casa: colaborou com a confecção do Estatuto Social, lutou para a construção do Serviço de Hemodiálise, criou e implantou o Conselho Comunitário, dando oportunidade para a Comunidade Patrocinense participar da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio, além de enfrentar momentos difíceis com profissionalismo e coragem. Tudo isso feito de forma voluntária.

A Administração, o Corpo Clínico e os Funcionários da Santa Casa de Patrocínio agradecem ao Dr. Maurício Carvalho Brandão pela grandiosa atuação na Instituição e por ter ajudado a construir nossa história. Esperamos continuar contando com o apoio deste grande homem e profissional.  

023

 

 

Santa Casa de Patrocínio! Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000. 

 

 

 

Santa Casa participa da 4ª edição do Fórum Integra Saúde

2004forumintegrasaudeAconteceu em Belo Horizonte, no dia 07 de abril, a quarta edição do Fórum Integra Saúde, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais. A superintendente, Ana Lúcia de Castro, o Consultor e Gestor de Tecnologia da Informação e Suprimentos, Augusto Moura e a Coordenadora de Projetos, Janaina Mendes, representaram a Santa Casa de Patrocínio neste importante evento.

Este Fórum teve como objetivo principal reunir representantes do poder público, autoridades e responsáveis pela construção das políticas e programas de saúde pública para analisar os cenários atuais e buscar soluções para a sobrevivência dos hospitais filantrópicos.

Marcaram presenças nesta edição grandes nomes da área de saúde, entre eles: o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Sr. Francisco Figueiredo, o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Gilmar de Assis e o especialista em Saúde Pública, Dr. Eugênio Vilaça.

Importantes temas foram abordados no evento visando a melhoria da gestão diante o atual momento de crise econômica financeira do país, dos quais destacam-se: A contratação dos hospitais filantrópicos para o funcionamento das políticas e programas de saúde pública; A visão do ministério público sobre os hospitais filantrópicos e Governança e compliance nos hospitais filantrópicos.

A Santa Casa de Patrocínio busca a capacitação e atualização constante de seus profissionais visando oferecer um atendimento de excelência a população e ao mesmo tempo garantir a sobrevivência da Instituição.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

Conselho de Administração define a nova diretoria do Hospital Santa Casa de Patrocínio

eleicao conselho1

Aconteceu no dia 05/04/2017, a primeira reunião do Conselho de Administração da Santa Casa de Patrocínio que foi eleito em Assembleia Geral Ordinária da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio no dia 28/03/2017.

Neste importante momento, foram definidos os cargos de provedor, vice provedor e secretário do Conselho, sendo, respectivamente, Sr. José Carlos Dias, Sr. José Manoel de Souza e Sra. Maristela de Fátima Brito Borges, que permanecerão pelo período de dois anos à frente da diretoria da Instituição.

eleicao conselho2

O Conselho de Administração da Santa Casa de Patrocínio é composto por quinze membros da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio e representado pelo Provedor. São de competência deste órgão a determinação e orientação em relação as diretrizes a serem trilhadas pela Santa Casa, a condução do processo de governança e a supervisão das atividades.

Na oportunidade, também foi reafirmado o nome da Sra. Ana Lúcia de Castro como superintendente da Instituição, profissional especialista em Gestão Hospitalar que já atua no Hospital há 30 anos garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato 34 3839 1000.

 

Santa Casa concede justa homenagem ao deputado Silas Brasileiro

silasbrasileiro

No último sábado, dia 01/04/2017, a Santa Casa de Patrocínio teve o prazer de receber calorosamente o nosso eterno Deputado Federal Silas Brasileiro, para prestar-lhe merecida homenagem, como forma de agradecimento pelo importante trabalho realizado em benefício da saúde pública de Patrocínio e da região, mediante a transferência de considerável soma de recursos financeiros aos cofres da Santa Casa, na modalidade de emenda parlamentar.

A horaria concedida ao ilustre patrocinense consistiu no descerramento de uma placa afixada ao lado do Centro Cirúrgico, pelo homenageado, pelo provedor Joaquim Morato e pela superintendente Ana Lúcia de Castro, contendo a seguinte mensagem gravada:

“AGRADECIMENTO: DEPUTADO SILAS BRASILEIRO, a Santa Casa de Patrocínio expressa a sua gratidão ao nobre parlamentar patrocinense, pela destinação dos recursos financeiros - via emenda parlamentar - aplicados na aquisição de equipamentos hospitalares que possibilitaram a ampliação e modernização deste centro cirúrgico. Patrocínio, março de 2017. Assinado:  Ana Lúcia de Castro – Superintendente e Joaquim G. Morato Filho – Provedor.”

Oportuno informar que do total de R$ 2.700.000,00, previsto nas 04 (quatro) emendas de autoria do Deputado a importância de R$ 1.700.000,00 já foi liberada, sendo utilizada  na compra de equipamentos hospitalares, destinados à ampliação e modernização do Centro Cirúrgico e do Centro de Diagnóstico, de modo a oferecer maior segurança e qualidade aos procedimentos cirúrgicos e exames de imagem, elevando o patamar técnico do Hospital Santa Casa ao nível dos melhores estabelecimentos hospitalares da região.

O evento, bastante prestigiado, reuniu autoridades, lideranças políticas, direção da Instituição, representantes da imprensa patrocinense, corpo médico e funcionários.

No espaço reservado aos pronunciamentos, em momento tomado de emoção, utilizou da palavra o provedor Joaquim Morato, o vice-prefeito Gustavo Brasileiro, o secretário municipal de saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), o presidente da Câmara Municipal Thiago Malagoli e o Deputado. Nessa oportunidade, o ex provedor Ricardo Bartholo passou às mãos do homenageado uma réplica da placa afixada na Santa Casa.

Os oradores ressaltaram de maneira unânime a trajetória vitoriosa e a extensa e rica folha de serviços, prestados aos brasileiros pelo nobre patrocinense.

Seja no papel de empresário, com destaque para significativa contribuição na diversificação e fortalecimento da economia do Município, nos mais diferentes ramos da atividade econômica. Como prefeito, marcou época ao comandar os destinos do povo patrocinense em um dos períodos de maior prosperidade, experimentada pela nossa cidade, comprovada por intenso desenvolvimento econômico e social, cujos efeitos positivos se projetaram para os anos seguintes.

Na condição de líder classista, tem lutado incansavelmente pela defesa do agronegócio brasileiro, com atuação destacada direcionada à valorização da nossa cafeicultura, fonte geradora de riqueza para o Brasil, sob a forma de emprego e renda. À frente do Conselho Nacional do Café (CNC) é conhecido e respeitado dentro e fora do país pelo notável conhecimento da cadeia produtiva da commodity, considerada patrimônio federal.

Parlamentar brilhante, o estadista Silas Brasileiro participou ativamente da discussão e deliberação dos grandes temas legislativos de repercussão nacional que tramitaram na Câmara dos Deputados, merecendo singular menção o imprescindível trabalho desenvolvido pelo ilustre legislador como relator de um dos projetos de maior importância já aprovado pelo Legislativo Federal. Trata-se da Lei do Estatuto do Idoso, que transformou a vida de milhões de brasileiros da terceira idade, estendendo ao segmento cidadania e direitos reivindicados à décadas.

Por último, visivelmente emocionado, o homenageado Deputado Silas Brasileiro, agradeceu a distinção que lhe foi conferida pela Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio e assumiu o compromisso solene de continuar trabalhando sem trégua na busca de mais benefícios que possam dar respostas as legitimas aspirações populares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. 

 

31 de março - Dia Nacional da Saúde e Nutrição

nutricao3103No dia 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.

Em nossa realidade atual, onde a beleza e boa aparência são importantes não só para as relações pessoais, mas também para as relações profissionais, olhar no espelho e não ver exatamente o perfil ditado pela sociedade – magro é bonito, gordura é desleixo- leva a uma corrida frenética em busca de um corpo magro a qualquer custo. Para isso, existem dois caminhos: o caminho saudável (reeducação alimentar) e o não saudável (dietas da lua, low carb, dieta do tipo sanguíneo, dieta ducan, dieta da proteína, dieta sem glúten).

Muitos fazem dietas da moda malucas, pulam refeições importantes – como o café da manhã - e fazem exercícios na tentativa desesperada de ficar o mais leve possível. Portanto, fica a questão: vale a pena incorrer nos perigos das dietas da moda?

Ao fazer uma dieta da moda, além de cortar drasticamente calorias, você também eliminará diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento de seu corpo: tanto macros quanto micronutrientes, que são muito importantes para o organismo e também para uma aparência saudável.

A dieta low carb (zero carboidrato), por exemplo, não é eficaz porque boa parte do peso perdido consiste em água e massa magra, ou seja, pouca gordura é eliminada. Além disso, o carboidrato é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é responsável por fornecer energia e, consequentemente permitir o funcionamento correto do cérebro, o crescimento muscular, além de dar disposição para as tarefas do dia a dia. Então, o correto é consumir apenas a quantidade mínima de carboidrato que o corpo necessidade e dar preferência para os carboidratos com baixo índice glicêmico, como: arroz integral, massas integrais, mandioca, batata doce, inhame e algumas frutas e legumes.

Sendo assim, no Dia Nacional da Saúde e Nutrição devemos refletir sobre nossos hábitos alimentares, adotando essas dicas e vivendo de forma mais equilibrada e saudável.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é nossa razão de ser, telefone 3839-1000.

Nutricionistas:
Andreia Cristina Lourenço
Francielly dos Reis Rosa Santos
Gabriella Gonçalves de Melo

Assembleia Geral Ordinária da Santa Casa de Patrocínio

001assembleia

A Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio realizou, em seu salão de reuniões, às 19h do dia 28/03/2017 a Assembleia Geral Ordinária, em obediência às normas estatutárias.

Presidida pelo provedor Joaquim Morato, bastante concorrida, a Assembleia registrou expressiva presença e participação dos irmãos, deliberando, ao final, à cerca dos assuntos inseridos na Ordem do Dia, de acordo com a Convocação endereçada a todos os membros da Irmandade.

Temas relevantes da pauta do evento, como o Balanço Patrimonial relativo ao ano de 2016 foi apresentado pelo Gerente Administrativo Financeiro, Arlindo Gonçalves Reis Júnior. O Relatório das Atividades Executadas no ano de 2016 foi abordado pela superintendente Ana Lúcia de Castro que enfatizou os esforços das ações desenvolvidas pela Direção da Instituição para fazer frente às dificuldades financeiras, sem comprometer a qualidade dos serviços de saúde oferecidos para a comunidade de Patrocínio e Região. O Relatório dos investimentos realizados, as medidas tomadas para redução de despesas e incremento de receitas, visando o equilíbrio financeiro da Instituição, foram tratados pelo consultor Augusto César Guimarães de Moura. Referidas matérias foram aprovadas por unanimidade pela Assembleia.

O provedor da Instituição, Joaquim Garcia Morato Filho se emocionou ao agradecer a todos, desde os fundadores da Santa Casa até a Equipe que trabalha atualmente no Hospital, prestando várias homenagens. Relatou como foi sua experiência como provedor nos últimos dois anos a qual muito acrescentou em sua vida profissional como pessoal.

Dando sequência aos trabalhos, a Assembleia elegeu por aclamação a única chapa concorrente ao Conselho Fiscal, com a seguinte formação: Membros Efetivos: Geraldo Campos, Geraldo Fernandes Moreira e Simão Pedro de Lima. Membros Suplentes: Antônio José Marra, Marco Wendell Duarte Frazão e Luiz Antônio da Silva (Cabral).

002assembleia

Ponto alto da Assembleia, aguardada com expectativa, a escolha, por voto secreto, dos novos integrantes do Conselho de Administração, com mandato de dois anos, transcorreu-se com absoluta normalidade, conduzida com maestria pela junta eleitoral composta pelos irmãos Dr. Maurício Carvalho Brandão, Amir Nunes da Silva e Janine de Lourdes Pereira Tebaldo, apontou o seguinte resultado, em ordem de votação: Membros Efetivos: Joaquim Garcia Morato Filho (47 votos), José Carlos Dias (41 votos), Ricardo dos Santos Bartholo (31 votos), Dr. Péricles Moises Rodrigues (31 votos), José Manoel de Souza (29 votos), Altair Olímpio de Oliveira (28 votos), Nelson Gonçalves Soares Filho (25 votos), Dr. Lucas Campos de Siqueira (22 votos), Dr. Marco Antônio de Castro Alves (20 votos), Fernando Ramos Bernardes Dias (19 votos), Lauro Barbosa Júnior (18 votos), Maristela de Fátima Brito Borges (18 votos), Wesley Faber Romão Siqueira (17 votos), Dr. Carlos Alberto Pinto (14 votos), Dr. Arnaldo Pereira (12 votos). Membros Suplentes: Cristina Akemi Myaki Grosskopf (12 votos), Geraldo Eustáquio de Miranda (09 votos), Josué Bernardes da Mota (07 votos), Lázaro Ribeiro de Oliveira (06 votos).

Proclamado o resultado, os novos conselheiros foram declarados eleitos e empossados, sendo 15 titulares e 04 suplentes, ficando constituído, assim, o novo Conselho de Administração da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio.

A Direção da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio manifesta o agradecimento pelos serviços prestados aos Conselheiros, cujo mandato agora se encerra. Aproveita a oportunidade para parabenizar os novos Conselheiros desejando-lhes sucesso na nova empreitada. Agradece, também, a presença dos irmãos na Assembleia Geral.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000.

A Maternidade da Santa Casa de Patrocínio - Um serviço de excelência

maternidadeUm dos momentos mais felizes da vida de uma mulher com certeza é aquele em que ela dá a luz. A futura mamãe quer se sentir confortável e segura em todos os momentos: pré-parto, parto e pós-parto (PPP). O que mais preocupa a mulher neste momento, geralmente é a escolha do tipo de parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, o parto normal é o mais aconselhado e seguro, uma vez que oferece menos riscos de infecção, hemorragia e prematuridade do bebê. Durante o pré-natal e o trabalho de parto, o profissional que atende a gestante avaliará suas condições e do bebê, para identificar fatores que possam impedir este tipo de parto. Para isso, é importante acompanhar o desenvolvimento da gravidez durante as consultas de pré-natal e avaliar qualquer tipo de complicação.

Quando a gestante é admitida no hospital, após o acompanhamento de toda a gravidez, ela tem a certeza de que chegou a hora de dar à luz ao seu bebê.

A Maternidade da Santa Casa de Patrocínio oferece a gestante um serviço completo de PPP, com equipe completa e estrutura física adequada, que funciona da seguinte maneira, quando o atendimento é pelo SUS: a gestante é encaminhada pelo médico da Unidade Básica de Saúde e avaliada pelo Obstetra de plantão, que decide juntamente com a paciente qual será o seu tipo de parto.

A paciente é encaminhada ao Pré-parto e recebe todos os cuidados necessários até o momento de seu parto da equipe de enfermagem e, sim, tem direito a um acompanhante, que pode ficar ao seu lado durante todo o processo de PPP, respeitando as normas da Instituição.

Se o parto for normal, o bebê já é encaminhado, nos braços da mamãe e geralmente já mamando, ao Alojamento Conjunto – local onde a mãe é internada com seu bebê.

Ser for parto cesáreo, o bebê é encaminhado para o berçário para receber os devidos cuidados enquanto a mãe se recupera da anestesia e se encontram no Alojamento Conjunto em torno de 2 horas depois.

Todo processo, desde a internação da mamãe até sua alta é acompanhado pela equipe médica composta por obstetra, anestesista e pediatra e pela equipe de enfermagem. Quando necessário, a família pode contar com o acompanhamento da equipe de psicologia e serviço social da Santa Casa de Patrocínio.

Quando o parto é realizado por algum convênio ou particular, a forma de atendimento é a mesma citada acima, com exceção de que a futura mamãe pode escolher a equipe médica que irá acompanha-la e é internada em acomodações que seu convênio oferece.

Uma segurança a mais para a mamãe: a Santa Casa de Patrocínio, desde 2014, possui UTI Neonatal com 10 leitos, sendo 05 destinados ao atendimento de paciente do SUS, e sempre que necessário o bebê é encaminhado pelo médico pediatra para esta Unidade e recebe todos os cuidados que precisa.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser. Contato: 34 3839 1000.

 

Conhecendo a Anestesiologia – Uma importante especialidade médica

anestesiologia0-1032017

A anestesiologia tem como seu marco histórico a data de 16 de outubro de 1846, considerada a data em que se realizou a primeira intervenção cirúrgica com anestesia geral.

Naquele dia, às dez horas, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, o cirurgião John Collins Warren realizou a retirada de um tumor no pescoço de um jovem de dezessete anos, chamado Gilbert Abbot. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado.

Desde então, os estudos em anestesiologia sempre buscaram encontrar medicamentos com menos efeitos colaterais e de curta duração, propiciando assim o bem-estar do paciente. Além disso, sempre se buscou formas de monitorização dos dados vitais para assim reduzir os riscos do ato anestésico-cirúrgico. Com toda evolução farmacológica, de monitorização e de técnica, a anestesia tornou-se um ato extremamente seguro e eficaz.

Existem dois tipos básicos de anestesia: anestesia geral e bloqueios. Dentre os bloqueios, temos: raquianestesia, peridural e bloqueios de nervos periféricos.

A anestesia geral consta de hipnose, analgesia e imobilidade, ou seja, o paciente deve estar dormindo, sem dor e sem apresentar movimentos. Durante a anestesia geral demanda-se assistência ventilatória já que ela implica em algum tipo de ajuda para o paciente respirar, como o uso de cânulas, máscaras especiais (máscaras faciais ou máscaras laríngeas) ou tubos traqueais (sondas que são passadas dentro da traquéia). A respiração pode ser espontânea, quando controlada pelo próprio paciente, ou artificial, quando controlada pelo aparelho de anestesia.

A anestesia geral pode ser realizada através da injeção de medicamentos na veia (anestesia geral venosa) ou através da inalação de gases anestésicos (anestesia geral inalatória). Mais frequentemente utiliza-se estas duas técnicas combinadas (anestesia geral balanceada). Ocasionalmente associa-se também algum tipo de bloqueio à anestesia geral, geralmente objetivando reduzir a dor no pós-operatório. Os medicamentos podem ser administrados continuamente ou em doses fracionadas.

Os bloqueios são anestesias em que uma determinada parte do corpo fica anestesiada. São utilizados geralmente para cirurgias de membros (braços e pernas) e parte inferior do abdômen. Quando aplicados na região da coluna espinhal são denominados bloqueios do neuroeixo; quando aplicados em outras regiões do corpo são denominados bloqueios periféricos.

Os bloqueios do neuroeixo podem ser de dois tipos: raquianestesia e anestesia peridural.

Estas técnicas diferem entre si pelo local onde se aplica o anestésico: na anestesia peridural o anestésico é depositado no espaço peridural e na raquianestesia o anestésico é injetado no espaço subaracnóideo, onde se encontra o líquor. Outra importante diferença é a quantidade de anestésico administrado nestas duas técnicas, que é maior na peridural do que na raquianestesia.

Os bloqueios periféricos são realizados através da injeção de anestésicos locais no trajeto de nervos e geralmente são indicados para cirurgias de braço, mão, pé, etc.

Os bloqueios podem ser realizados com o paciente sedado, desde que não haja contraindicação formal, de forma a promover maior conforto. Por este motivo, muitas vezes o paciente nem se lembra do momento da aplicação do bloqueio anestésico.

A Santa Casa de Patrocínio possui hoje equipamentos modernos e de qualidade além de uma quantidade de medicamentos que permitem a realização de todos os tipos de anestesia de maneira eficaz e segura.

Atualmente, os anestesiologistas do corpo clínico da Santa Casa são: Dr. Carlo Nansen Rossi CRM-MG 28401, Dr. Edson de Moura Cabral CRM-MG 20517, Dra. Lilian Aparecida Ferreira Gasperin CRM-MG 48604 e Dr. Lucas Rodrigues Caldas CRM-MG 45836, todos profissionais devidamente qualificados em grandes centros acadêmicos e com especialidade registrada no Conselho Regional de Medicina, fatos que permitem a execução de anestesias qualificadas e seguras.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é nossa razão de ser (34) 3839-1000.

 

Conheça a UTI Adulto da Santa Casa de Patrocínio

infraestrutura22022017

A primeira UTI Adulto (Unidade de Terapia Intensiva) brasileira foi inaugurada em 1971, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Alguns médicos sentiram a necessidade de organizar uma Unidade onde pudessem acolher pacientes em estado de saúde grave. Nesta época, os equipamentos eram limitados e os medicamentos e recursos de monitorização de sinais vitais, escassos.

Atualmente, os equipamentos para o suporte avançado de vida, ou seja, máquinas que substituem temporariamente a função de órgãos vitais, respiradores mecânicos e aparelhos de diálise, permitem manter os pacientes vivos até a recuperação da condição clínica que os levou à unidade.

Com todo este suporte, a Unidade é utilizada não somente para internação de pacientes bastante debilitados, mas também para recuperação pós-operatória em vários tipos de procedimentos de maior complexidade.

A UTI Adulto da Santa Casa de Patrocínio possui 18 leitos, que são disponibilizados para atendimento aos usuários do SUS, devidamente equipados para dar o suporte necessário ao paciente. Na Unidade trabalha uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionistas, psicólogo e assistente social. A Assistência médica e de enfermagem é realizada 24 horas por dia, visando à recuperação e suporte das funções vitais dos pacientes enquanto se recuperam.

Os leitos destinados ao SUS da UTI Adulto são controlados pela Central de Regulação do Estado de Minas Gerais e distribuídos conforme gravidade de cada paciente. Os pacientes são encaminhados pelos Municípios que compõe a microrregião Patrocínio/Monte Carmelo, a qual a Santa Casa é referência, sendo: Abadia dos Dourados, Douradoquara, Coromandel, Monte Carmelo, Romaria, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Patrocínio e também de outras cidades mineiras quando há necessidade, uma vez que a oferta de leitos de terapia intensiva em estado e no Brasil é insuficiente.

A equipe que atua na UTI da Santa Casa de Patrocínio também tem a função de confortar e dar suporte aos familiares dos pacientes uma vez que a situação de internação nesta Unidade é sempre muito delicada e impõe nova rotina ao paciente, onde há a separação do convívio familiar e dos amigos.

A falta que o paciente sente de familiares e amigos pode ser amenizada através das visitas diárias, realizadas durante o período de 14 às 17hs e das 20 às 21hs, respeitando as normas da Unidade.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

 

Ações de humanização do Hospital Santa Casa transformam a vida do pequeno João Lucas

joaolucasjpg

Em 24 de agosto de 2016, nasceu na Santa Casa de Patrocínio um bebê com nome de João Lucas, com diagnóstico de anencefalia e hidrocefalia, ou seja, nasceu com apenas uma parte do cérebro e com acúmulo de líquido no mesmo.

Bebês com esta doença possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida que terão fora do útero. Geralmente estes recém-nascidos têm complicações sérias e não reagem a ações reflexas, como respostas aos sons ou toques.

Mesmo com prognóstico negativo, após realização de algumas cirurgias na Santa Casa de Patrocínio e em Belo Horizonte, João Lucas segue internado em nossa Instituição e está com previsão de alta, podendo ir para sua casa em breve.

Depois que este paciente completou 06 meses de vida, mesmo diante todas as dificuldades e complicações causadas pela patologia, a Equipe da Unidade, resolveu levar João Lucas para conhecer o sol, pela primeira vez.

Com todo suporte necessário para manter o bebê respirando de maneira confortável, a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal, foi com João Lucas até um espaço aberto da Instituição, conhecido como praça dos pacientes, estendendo a visita até a capela da Instituição.

Graças ao trabalho de Humanização, João Lucas, foi mais forte que sua doença, teve várias reações positivas e experimentou incontida alegria em estar ao ar livre.

Esta ação de Humanização é somente um exemplo de várias outras que são praticadas diariamente na Santa Casa de Patrocínio, abrangendo não somente o bem estar e qualidade de vida dos pacientes mas também de toda equipe envolvida na prestação dos serviços de saúde que a Instituição oferece.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Telefone: 34 3839 1000.

 

Médico cirurgião vascular da Santa Casa de Patrocínio esclarece sobre fístulas para hemodiálise

drarybritoA insuficiência renal crônica tem se tornado cada vez mais frequente. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no País, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.

Pacientes com esta doença, que necessitam realizar hemodiálise – processo de filtração do sangue que substitui as funções dos rins – precisam de um acesso venoso para a realização do procedimento. Os acessos mais utilizados são os cateteres e as fístulas arteriovenosas.

Dr. Ary Brito de Souza, angiologista e cirurgião vascular do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, explica que a fístula arteriovenosa consiste na união entre a artéria e a veia através de procedimento cirúrgico. Com o tempo, a veia, que passa a receber sangue sob pressão vindo diretamente da artéria, fica com sua parede grossa, favorecendo o fluxo sanguíneo para a realização de hemodiálise.

Através da fístula, uma agulha é puncionada e conectada a um cateter, que levará o sangue ao aparelho de hemodiálise. Este aparelho realiza a função dos rins, filtrando o sangue, que será devolvido ao paciente por outro cateter inserido na veia da fístula.

A cirurgia de fístula arteriovenosa geralmente é realizada com anestesia local ou bloqueio sendo assim, o paciente, na maioria da vezes, retorna para casa no mesmo dia.

As fístulas são feitas em dois locais: no braço (bráquio-cefálica, bráquio-basílica, bráquio-axilar com interposição de prótese)
e no antebraço (radio-cefálica e rádio-basílica). Menos comumente, podem ser realizadas também na virilha (com artéria e veia femoral interpondo uma prótese).

Normalmente, quando se realiza uma fístula arteriovenosa, passamos a ter a sensação de uma espécie de vibração no trajeto da veia. Esta vibração é denominada de frêmito, e indica que o sangue está passando adequadamente pela fístula. Ela é causada pela circulação mais rápida do sangue e é um indicador de que a fístula apresenta bom fluxo para realização de hemodiálise, pontua o médico.

Dr. Ary atende no Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio através do telefone 34 3515-2547.

Santa Casa, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000

 

Médico alergista da Santa Casa de Patrocínio dá dicas sobre alergias de verão

drjoaoalberto25012017O médico pós-graduado em Alergia e Imunologia Clinica, Dr. João Alberto de Barros Ribeiro Filho, membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio, dá dicas sobre as principais doenças alérgicas no verão:

Como se sabe, no verão, ocorre uma melhora sensível das alergias respiratórias, Rinite e Asma. No entanto, existe um aumento significativo das alergias relacionadas ao calor, como a Dermatite Atópica e aos insetos sugadores (Estrófulo).

Nesta estação há uma proliferação de insetos, mosquitos e pernilongos, que prejudicam as pessoas alérgicas. Manifesta-se com “feridinhas” no local das picadas dos insetos, podendo infeccionar.

O tratamento visa o uso de telas em janelas, repelentes adequados para a idade do paciente, ventiladores e imunoterapia (vacinas) especifica com alérgenos salivares de mosquito.

A Dermatite Atópica, também conhecida como eczema atópico ou eczema infantil é uma doença inflamatória crônica da pele, que pode acometer pessoas de todas as idades, e em qualquer época do ano, com considerável piora nesta estação, devido ao calor e ao suor.

Na maioria dos casos há, prurido, eczema e descamação em dobras dos braços, pernas e pescoço. A hidratação da pele é essencial para um bom controle da doença.

Vale ressaltar que, tanto a alergia a insetos sugadores (Estrófulo) quanto a Dermatite Atópica, são doenças complexas. Sendo assim, o paciente deverá procurar um médico, para orientá-lo.

Dr. João Alberto atende no Centro Médico da Santa Casa através do telefone (34) 3515-2547. Santa Casa, saúde é a nossa razão de ser.

 

Neurocirurgião da Santa Casa de Patrocínio esclarece sobre hérnia de disco

gustavozola editSegundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco que pode estar associada ou não a outras patologias da coluna. As pessoas mais afetadas pertencem a faixa etária entre 25 a 45 anos de idade e, diariamente, estas estatísticas aumentam.

De acordo com o neurocirurgião da Santa Casa de Patrocínio Dr. Gustavo Martins Zola Santiago a hérnia de disco está associada a múltiplos fatores genéticos, comportamentais, traumáticos e ambientais, dentre os quais pode-se citar: predisposição genética, sedentarismo, tabagismo, esforço físico inadequado, como carregar ou levantar muito peso, realização de atividades físicas de alto impacto, competitivas e que envolvam movimentos bruscos, se não forem acompanhadas de um preparo físico adequado, má postura e obesidade.

O neurocirurgião explica que a coluna vertebral é formada pelas vértebras, que são estruturas ósseas e pelas partes “moles”, que são os discos, ligamentos, cápsula articular etc. A principal função dos discos é sustentar, articular e amortecer a carga entre os corpos vertebrais. Com o passar do tempo, os discos vão sofrendo processos degenerativos, determinando a desidratação (perda de líquido) dos mesmos. Isso faz com que se formem rachaduras, aumentando a fragilidade do mesmo levando eventualmente a ruptura que causa extravasamento (herniação) de um conteúdo gelatinoso para fora do disco – caracterizando a Hérnia de Disco, propriamente dita.

“A coluna vertebral está em íntima relação com as estruturas nervosas. A depender do nível, aquela gelatina, que extravasa do disco da coluna, pode comprimir e machucar a medula ou as raízes que formam os nervos e causar sintomas neurológicos que dependem sempre do nível da coluna afetado, sendo os mais comuns: dor incapacitante - paciente “travado”, dormências e perda de força muscular localizada. Em alguns casos mais graves pode haver dificuldade para urinar ou defecar. O local mais comum de herniação é a região lombar, que recebe a maior carga do peso do corpo, e estas hérnias tendem a comprimir as raízes que formam o nervo ciático”, pontua Dr. Gustavo.

O tratamento dessa doença pode ser conservador (através de fisioterapia, medicação e repouso) ou cirúrgico (através de microcirurgia). O paciente com hernia discal deve consultar com um Neurocirurgião, que irá avaliar o caso individualmente e definir a melhor conduta.

O neurocirurgião enfatiza que para prevenir a formação das hernias de disco e outras doenças da coluna, é necessário adquirir hábitos saudáveis de vida como a prática regular de atividade física, com exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral e adoção de postura correta.

Dr. Gustavo Martins Zola Santiago, CRM-MG 50871, é neurocirurgião do Corpo Clínico da Santa Casa de Patrocínio e atende no Centro Médico da Instituição pelo telefone 34 3515 2549.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! 34 3839 1000.

 

Santa Casa de Patrocínio dá início ao Projeto Incluir

oportunidade16022016Oportunidade!

A Santa Casa de Patrocínio comunica a formação de cadastro de reserva para pessoa com deficiência (PCD), maior de 18 anos. Os interessados devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos, endereço: Praça Honorico Nunes, n.º 522; ou entrar em contato pelo telefone (34)3839-1022, tratar com Eloisa Cunha – Líder de Recursos Humanos. Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, teremos prazer em recebê-lo.

 

 

Santa Casa de Patrocínio inicia o segundo ano do Programa de Residência Médica

residenciamedica

A Santa Casa de Patrocínio inicia o segundo ano da Residência Médica em Clínica Médica, aprovada pelo MEC, com resultados bastante positivos. Em 2016 foram selecionados, através de Processo Seletivo realizado com o apoio da AREMG (Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais), três médicos que atuaram durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro Municipal e nas Unidades de Internação do Hospital (Enfermarias de Clínica Médica, UTI Adulto e atendimento clínico na Unidade de Saúde Mental).

Dra. Elaine Melo, Dra. Leila Fraga e Dr. Wallace Pereira, com a coordenação do Dr. José de Arimatéia Neves e supervisão assistencial de diversos médicos do Corpo Clínico da Santa Casa, contribuíram significativamente para a redução das filas de espera bem como para a melhoria da qualidade da assistência ao paciente que necessita de cuidados de clínica médica geral além de iniciarem uma caminhada para que a Santa Casa possa ser reconhecida como Hospital de Ensino e Pesquisa.

Esta conquista não poderia ser concretizada sem a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Saúde que completou a estrutura que faltava através da disponibilização das Unidades Básicas de Saúde e do Pronto Socorro Municipal e de suas respectivas equipes, possibilitando que os profissionais realizem todos os estágios do Programa.

Em 2017, serão selecionados mais três profissionais, dentre 62 candidatos inscritos no Processo Seletivo da AREMG que já encontra-se em andamento. Estes médicos somarão a atual equipe de residentes, possibilitando a ampliação dos atendimentos à população. O início do Programa está previsto para 01/03/2017.

Curso de reanimação de bebês e crianças

Em 2016 o médico pediatra Dr. Paulo Caixeta de Araújo realizou junto à equipe multiprofissional que lida diretamente com os R.N. (recém-nascidos) de risco da Santa Casa de Patrocínio, o curso de Reanimação Neonatal, que foi um grande sucesso.

Dando continuidade a esta capacitação, em 2017, o profissional juntamente com a enfermeira Letusa ministrará um curso de Reanimação de bebês e crianças, de acordo com as novas normas da A.A.P. (Associação Americana de Pediatria) e S.B.P. (Sociedade Brasileira de Pediatria), que tem como objetivo a qualificação da equipe multiprofissional que atende estes pacientes, visando garantir maior eficiência do serviço.

 

Hospital Santa Casa de Patrocínio vence os desafios do ano de 2016 e realiza grandes conquistas

 

O Brasil está passando por uma grave e duradoura recessão econômica que não deu trégua neste ano. Os reflexos desse fenômeno perverso podem ser sentidos no mundo das corporações e na vida das pessoas, impactando toda sociedade brasileira.

Em consequência, uma grande quantidade de empresas encerrou suas atividades, muitas apelaram para o socorro da Recuperação Judicial, para não fechar as portas e uma parcela significativa reduziu suas atividades, de modo a continuar no mercado.

Trata-se, portanto, de um retrato negro, pintado pela triste realidade que estamos vivenciando, face a retração econômica, provocada pela queda da atividade na economia, fomentada pelo desiquilíbrio das contas públicas, quando o governo gasta mais do que arrecada, mau uso e desvio do recurso público. Mas o final da história, todos nós sabemos, a conta sempre sobra para o cidadão.

Os sinais da crise econômica são claros, dolorosos e sentido por todos, através do desemprego perda do poder de compra do consumidor, inflação elevada, queda dos investimentos, juros altos, resultando numa preocupante e crescente insatisfação social.

Vale frisar que, desta feita, a onda da crise atingiu em cheio o sistema hospitalar brasileiro, alcançando, sem distinção, os seus três pilares de sustentação, o segmento particular, público e filantrópico, este predominantemente constituído pelas Santas Casas.

Mesmo diante de cenário tão adverso, a Direção, funcionários e Corpo Médico do Hospital Santa Casa de Patrocínio encontraram no trabalho e comprometimento as forças necessárias, para enfrentar e superar os enormes desafios ditados pelo ano de 2016, caminhar com firmeza na estrada do crescimento, realizando grandes e importantes conquistas, em benefício da saúde da nossa comunidade e região, dentre as quais temos a satisfação de destacar:

  • Autorização da Residência Médica em Clínica Médica pelo Ministério da Educação, que beneficiou toda a população com a oferta de mais três médicos que atendem não só na Instituição, mas também nas Unidades de saúde e Pronto Socorro Municipal;
  • A Hemodiálise recebeu doação de mais 04 máquinas e conseguiu expandir os atendimentos e beneficia hoje, 150 pacientes renais crônicos de Patrocínio e região;
  • Destinação de verba federal através de emenda parlamentar destinada a aquisição de novos equipamentos para o Centro Cirúrgico que possibilitou a modernização do setor, ampliação do número de cirurgias e realização de procedimentos que antes não podiam ser realizados na Santa Casa;
  • Credenciamento ao SUS de 08 novos leitos de UTI Adulto, ajudando a cobrir a demanda do Município e Região.


E justo reconhecer que essas conquistas não seriam possíveis, sem o decisivo apoio do deputado estadual Deiró Marra, do deputado federal Silas Brasileiro, da Administração Publica Municipal, representada pelo prefeito Dr. Lucas Siqueira e pelo vice-prefeito Betinho, do secretário de saúde Dr. Wesley Faber e do atuante Conselho de Administração da Santa Casa.

Queremos, nesta oportunidade, registrar de uma maneira muito especial o agradecimento ao Cliente Santa Casa, que, durante este ano que se finda, nos distinguiu, optando pelos melhores serviços hospitalares da região, disponibilizados pela nossa Instituição.

Importante destacar que o trabalho árduo despendido no enfrentamento e solução dos problemas foi amplamente recompensado, pois os resultados efetivamente alcançados atestam, com certeza, que o Hospital Santa Casa de Patrocínio chega ao fim de 2016 maiores e melhor.

Finalmente, o provedor Joaquim Morato e a Superintendente Ana Lucia de Castro aproveitam o ensejo, para desejar a todos os patrocinenses um abençoado Natal e um Feliz Ano Novo, com Paz, saúde e muitas realizações. Santa Casa, saúde e a nossa razão de ser.

 

Pediatra da UTI Neonatal da Santa Casa participa de curso no Hospital Sírio Libanês

drdarlan14122016menorDr. Darlan Martins de Oliveira – CRM MG – 47.663

Nos dias 09 e 10 de outubro, o Médico Pediatra da UTI Neonatal do Hospital Santa Casa, Dr. Darlan Martins, participou do curso de capacitação no atendimento de urgências e emergências em pediatria (Suporte Avançado em Pediatria), realizado em São Paulo no Hospital Sírio Libanês, sendo considerado o melhor curso no atendimento de crianças graves.

O curso oferece informações necessárias para o reconhecimento de crianças e bebês em risco de parada cardiopulmonar, além de instruir e informar sobre estratégias necessárias para prevenir a parada cardiopulmonar em bebês e crianças, onde, apresenta habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização de crianças em estado crítico.

O Hospital Santa Casa, parabeniza o Pediatra e a todos os profissionais que estão em constante evolução transmitindo sempre muita confiança e segurança a todos os pacientes da Instituição.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

 

Médico neurologista da Santa Casa alerta sobre enxaqueca

enxaquecaA rotina de quem sofre de enxaqueca é marcada por dores de cabeça frequentes, em locais e horários inesperados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta patologia acomete cerca de 15% da população mundial e mais de 30 milhões de brasileiros.

O médico neurologista que faz parte do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. José Brás de Souza Júnior, explica que os sintomas geralmente são caracterizados por dores de cabeça latejantes, náuseas, sensibilidade à luz e ao barulho durando de horas a dias.

O especialista informa que alguns fatores podem desencadear as crises, entre eles o estresse, má alimentação, excesso de bebidas alcoólicas e insônia. Além de fatores hormonais, o que torna o problema mais frequente entre as mulheres, sendo que a queixa aumenta no período pré-menstrual.

De acordo com Dr. Brás, em geral a dor é forte e, muita das vezes, a pessoa necessita ir ao hospital para receber um tratamento de alívio. Entretanto a dor persiste ou retorna em cerca de metade dos casos, fazendo-se necessária uma avaliação para o tratamento preventivo da enxaqueca.

Atualmente há diversas opções de remédios para o tratamento preventivo, buscando adequar o medicamento ao perfil de cada paciente. Ainda podem ser realizadas aplicações em pontos específicos da dor, ajudando no alívio imediato e na prevenção.

O médico ressalta que a falta de um tratamento específico, bem como a automedicação, leva o indivíduo a ter recaídas frequentes, pontos de dor na cabeça e pescoço com dolorimento constante. E ainda a problemas do sono, do humor gerando irritabilidade, impaciência e estresse, além de depressão e ansiedade.

Para uma melhor qualidade de vida e evitar as complicações da enxaqueca é importante, também, buscar um estilo de vida saudável: “Uma alimentação equilibrada aliada a prática de atividades físicas pode ser fundamental para evitar as crises e o incomodo causado pela enxaqueca”, pontua o neurologista.

drjosebraz

 

  Dr. José Brás de Souza Júnior
  Médico Neurologista CRM-MG 50.356

 

 

 

Santa Casa participa do primeiro Fórum das Transferências Voluntárias

janainaeanaluciaJanaina Mendes – Coordenadora de Projetos
Ana Lúcia de Castro – Superintendente  

A Santa Casa de Patrocínio, através de sua superintendente Ana Lúcia de Castro e da Coordenadora de Projetos Janaina Mendes, esteve presente no Primeiro Fórum sobre Transferências Voluntárias, que aconteceu nos dias 16 e 17/11/2016, em Brasília, promovido pelo Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão.

O Fórum abordou assuntos referentes às transferências de recursos públicos federais às entidades públicas e filantrópicas, destinados à aquisição de equipamentos e melhorias em área física. Enfatizou, também, a importância da transparência e da participação direta do cidadão no acompanhamento dos benefícios relativo ao uso dessas verbas para suprir às necessidades da população.

Para facilitar esta integração tanto com o cidadão quanto com os órgãos que transferem os recursos e as entidades que o recebem o Ministério do Planejamento lançou, durante este Evento vários Canais de Comunicação utilizando ferramentas simples que estão presentes no cotidiano de todos, como um aplicativo de dispositivos móveis, onde o usuário poderá acompanhar todo o processo de recebimento de recursos, desde o projeto até a prestação de contas, bem como informar irregularidades. Este aplicativo estará disponível em janeiro para download e chama-se “As Diferentonas”. (saiba mais em: http://portal.convenios.gov.br/aplicativo-as-diferentonas.

A Superintendente considerou de extrema importância a participação da Instituição neste evento, uma vez proporcionou a atualização no tocante às transferências de recursos públicos para investimentos, que se tornam essenciais em tempos em que o país atravessa situação de crise econômica-financeira, e também um treinamento mais aprofundado sobre a operacionalização do Sistema de Convênios Federais, o que aumenta consideravelmente as chances dos projetos da Santa Casa de Patrocínio serem aprovados e executados, melhorando a qualidade dos serviços de saúde prestados à população de Patrocínio e Região.

 

Santa Casa de Patrocínio: Lentes exigem cuidados

lentes23112016Populares entre aqueles que precisam auxiliar ou corrigir a visão, ideia das lentes de contato é mais antiga do que prece. O primeiro registro é de 1508, quando Leonardo da Vinci pesou na criação de uma lente corretiva aplicada diretamente no olho. Em 1632, o filosofo René Descartes teve a mesma ideia.

Apesar de a invenção ser antiga, a fabricação produto só foi possível no final do século XIX. Entretanto, com a limitação tecnológica, somente nos últimos anos da década de 1940 é que as lentes de contato menores, feitas de plástico rígido chegaram ao mercado.

Com o passar dos anos, o uso desse aparelho ótico foi difundido, mas sua utilização inspira cuidados e ainda gera dúvidas como o uso contínuo, higienização e prazo de validade. O médico oftalmologista Carlos Heler Ribeiro Diniz, que atende no Instituto Mineiro de Olhos, esclareceu que, apesar de não aumentar o ‘’grau’’ do problema de visão, o uso ininterrupto das lentes não é aconselhável. Ele disse ainda que dormir usando o aparelho não deve ser uma regra e o que possibilita a utilização das lentes de contato durante o sono é a permeabilidade do material com o que ela é fabricada.

A higienização do dispositivo é outro aspecto que exige cuidados. Segundo o especialista, geralmente a limpeza feita uma vez por dia pode ser suficiente. Entretanto, devem ser utilizados produtos apropriados para esse processo. Diniz alertou que o uso das mesmas lentes por mais de uma pessoa aumenta a possibilidade de transmissão de doenças oculares, e que, apesar de toda evolução, não é toda pessoa que pode usar o aparelho.

Ao contrário do que algumas pensam, as lentes de contato tem validade e devem ser substituídas com a orientação do oftalmologista.

(Fonte: +Saúde! Número 160-junho/2016)

 

Alergista integra Corpo Clínico da Santa Casa

drjoaoalbertoO médico pós-graduado em Alergia e Imunologia Clínica, Dr. João Alberto de Barros Ribeiro Filho, CRMMG 51.193, começou a atender em Patrocínio. O profissional ressalta que há tratamento para os diversos tipos de alergia, resultando assim, na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Muita gente não sabe que alergia como rinite, asma, conjuntivite alérgica, picada de insetos, alergia alimentar, e candidíase de repetição, possui tratamento. Sem buscarem uma solução eficaz e adequada, elas sofrem com os problemas que acabam piorando consideravelmente a sua qualidade de vida.

De acordo com o Dr. João Alberto, a Imunoterapia, por exemplo, é um dos tratamentos que existe na atualidade. Ele explicou que, após o diagnóstico que é realizado através de testes alérgicos, são aplicadas sessões de vacinas (imunoterapia) no paciente, controlando os sintomas alérgicos.

Segundo ele, os principais alimentos que causam alergia alimentar são: nozes, leite, trigo, ovos, frutos do mar, soja e amendoim. No entanto, alertou que há vários outros tipos de alergias, como as respiratórias, oculares, dermatológicas, medicamentosas, dentre outras.

Destacou ainda que, a consulta com o Alergista é importante para que seja diagnosticada a alergia e realizado o procedimento mais correto. Dr. João Alberto atenderá no Centro Médico da Santa Casa, avenida João Alves do Nascimento, 905, São Vicente. Agende uma consulta 34 3515 2547.

Santa Casa, saúde é a nossa razão de ser.


Dr. João Alberto de Barros Ribeiro Filho, CRMMG 51.193

 

Santa Casa inaugura novos leitos da UTI

dire-uti

Aconteceu no dia 28 de outubro, no Hospital Santa Casa de Patrocínio, um evento de importância histórica para a saúde publica do município, representado pela inauguração de oito novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva, destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e também a merecida homenagem ao Deputado Estadual e Futuro Prefeito de Patrocínio, Deiró Marra. Legislador atuante tendo participação ativa nesta conquista com o indispensável apoio do Deputado Federal, Tenente Lúcio.

A UTI do Hospital Santa Casa de Patrocínio, iniciou suas atividades em 2003, onde, desde essa data até hoje, já prestou atendimento especializado a aproximadamente oito mil pessoas, com destaque para os seguintes casos: Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Acidentes Vasculares Encefálicos, Pacientes Politraumatizados e Pós Operatórios.  Hoje, a UTI conta com Corpo Clínico Profissional especializado, integrado por Médicos, Fisioterapeutas, Psicóloga, Fonoaudiologia, Assistente Social e Enfermeiros, totalizando 40 profissionais da área da saúde.

deiroO Provedor da Instituição Joaquim Morato afirmou, na oportunidade, que a ampliação do número de leitos da UTI é um ato de valorização da vida na medida em que disponibiliza novas vagas aos pacientes portadores de enfermidades graves, contribuindo efetivamente para que vidas humanas preciosas sejam poupadas.

Com muita justiça, o Provedor externou a gratidão ao Deputado Deiró Marra pela constante luta na busca de benefícios para nosso município, no fortalecimento e melhoria do Hospital Santa Casa, ao declarar que o trabalho incansável do ilustre parlamentar faz muito bem à saúde do povo Patrocinense.

A direção do Hospital Santa Casa, nas pessoas da Superintendente Ana Lúcia de Castro e do Provedor Joaquim Morato, aproveita a oportunidade para agradecer a todos que compareceram à solenidade, em especial, ao homenageado Deputado Estadual Deiró Marra, Deputado Federal Tenente Lúcio, ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Wesley Faber Romão, aos Vereadores, aos Srs. Representantes do conselho de Administração da Santa Casa, Sr. Ricardo Bartholo, Dr. Mauricio Carvalho Brandão e o Sr. José Manoel de Souza, ao Médico e Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Aldeci Pereira de Oliveira e ao Médico e Coordenador da UTI Dr. José de Arimatéia Neves.

inauuti2

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

Santa Casa - Parabéns a todos os Médicos

diamedico2016

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, Profissional responsável por cuidar e promover à saúde. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o Santo padroeiro da Medicina.

Neste mês especial, a Santa Casa de Patrocínio gostaria de homenagear todos os Médicos, que com muito profissionalismo e dedicação, escolheram uma profissão onde o mais importante é a vida. Agradecer ao empenho e trabalho não só do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Patrocínio, mas, de todos os médicos que contribuem para o bem-estar da sociedade. Deixar também uma mensagem de carinho a todos os familiares que compartilham desta profissão.

Em comemoração à importante data, o Hospital Santa Casa ofereceu um “café da manhã”, aos médicos integrantes do seu corpo clínico. Oportunidade na qual foi prestada merecida homenagem ao Dr. Eduardo Cimini Lage, Médico Cirurgião Geral e a Dra. Marlene Aparecida de Souza, Médica Ginecologista, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com dedicação, profissionalismo e humanização, disponibilizado aos pacientes da Santa Casa.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Pediatras da Santa Casa prestigiam 23°Congresso Brasileiro de Perinatologia

pediatras26102016Dra. Adriana das Graças Cunha Borges e Dra. Ana Carolina de Freitas Santana  ; Dra. Rita de Cassia Silveira, Dr. Paulo Caixeta e Dr. e Sr. Presidente do Congresso Renato S. Procianoy

Aconteceu de 14 a 17 de setembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, o 23° Congresso Brasileiro de Perinatologia. Realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul - SPRS com promoção da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, abordando assuntos de grande importância para Pediatras e Neonatologistas, como: Aleitamento, triagem neonatal, cuidados neurológicos, Infecções, parto seguro e cesárea humanizada, doença genético metabólica na perinatologia, reanimação, transporte seguro do recém-nascido, segurança do paciente na neonatologia, além de vários cursos de habilitação, de forma a qualificar o cuidado neonatal dentro dos mais seguros e modernos padrões atuais.

Para Renato S. Procianoy, Presidente do Congresso, o evento ocorre em um momento em que há um aparente antagonismo entre politicas publicas de incentivo aos cuidados primários do recém-nascido junto ao crescente avanço tecnológico disponível para o tratamento de recém-nascidos muito pré-termos e/ ou muito doentes, permitindo que o recém-nascido se torne saudável.

Dr. Paulo Caixeta de Araújo e Dra. Adriana da Graça Cunha Borges, Pediatras do Hospital Santa Casa de Patrocínio, participaram do evento. Além de ressaltar a excelência do congresso e da importância da troca de ideias com os melhores especialistas em suas áreas, Dr. Paulo Caixeta de Araújo, também participou do curso Pré-Congresso de reanimação do recém-nascido, que, pela importância do assunto, fez com que adotasse a iniciativa de transmitir esses conhecimentos aos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Instituição com a intenção de estarmos sempre juntos em um melhor atendimento aos pacientes. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa recebe visita do Diretor de Relações Institucionais da Vale Fertilizantes

vale17102016

No dia 21 de setembro, o Hospital Santa Casa de Patrocínio, recebeu a ilustre visita do Dr. Walter Carlos Brossel Conceição Filho, Diretor de Relações Institucionais da Vale Fertilizantes. O representante da Vale foi convidado pela Instituição em nome do Provedor, o Sr. Joaquim Morato, para que tivesse a oportunidade de conhecer não só a historia e a estrutura do Hospital, como também a importância da Santa Casa para o sistema de saúde, com a abrangência sobre a micro região Patrocínio/ Monte Carmelo, que atende a uma população de aproximadamente 200.000 habitantes, em diversas especialidades, oferecendo serviços de Hemodiálise, UTI Adulto, UTI Neonatal, Centro de Diagnostico e Unidade de Saúde Mental.

O encontro contou com a participação dos Srs, José Manoel de Souza, Nelson Gonçalves Soares Filho e Altair Olímpio de Oliveira, Membros do Conselho de Administração da Santa casa, bem como o destacado Secretário de Desenvolvimento Sr. José Batista Neto, a Superintendente do Hospital, Ana Lúcia de Castro e também o Consultor Augusto Guimarães.

Durante a reunião, a Superintendente Ana Lúcia de Castro fez uma apresentação sucinta da instituição relatando informações estatísticas maiúsculas sobre o atendimento prestado à comunidade de Patrocínio e região: Número de internações, cirurgias, exames, partos, entre outros dados que mostram a dimensão do Hospital Santa Casa de Patrocínio. Um ponto marcante da reunião foi quando o Provedor Joaquim Morato junto a Superintendente entregaram o kit de apresentação institucional da Santa Casa de Patrocínio para o Diretor Dr. Walter Carlos.

Ao final da reunião, o Provedor reivindicou perante o Diretor Dr. Walter, a inclusão do Hospital Santa Casa no conjunto das instituições a serem assistidas pelo programa de benefícios sociais, mantidos pela mineradora, no seguimento da saúde pública do município de Patrocínio.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade, para, em nome do Provedor da Santa Casa de Patrocínio, agradecer a presença do Diretor de Relações Institucionais da Vale e o Sr. Secretário de Desenvolvimento Municipal, por comparecerem em nossa Instituição para conhecer a nossa missão e  dar a sua contribuição para a valorização da  saúde para o povo Patrocinense. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio inova e realiza tratamento cirúrgico de fratura de coluna percutânea, com corte de meio centímetro

DrGuilherme0510

A Santa Casa de Patrocínio adquiriu recentemente um moderno intensificador de imagem, tornando possível a realização de cirurgias mais complexas de coluna, além de tornar mais seguras as cirurgias ortopédicas, urológicas e neurocirúrgicas que já eram realizadas no hospital.

No ultimo mês, na Santa Casa de Patrocínio, foi realizado um procedimento denominado CIFOPLASTIA, onde a equipe de neurocirurgia do hospital teve a oportunidade de tratar uma fratura de coluna pelo método percutâneo, onde se realiza uma mínima incisão e realiza a estabilização da coluna vertebral. Tal procedimento, antes realizados em grandes capitais como São Paulo e Belo Horizonte, hoje já é uma realidade na cidade de Patrocínio.

Segundo o neurocirurgião Dr. Guilherme Magalhães, este procedimento é uma excelente oportunidade para a estabilização da coluna vertebral em pacientes idosos, portadores de osteoporose ou tumores na coluna, onde um grande procedimento cirúrgico poderia ter um risco elevado em pacientes debilitados.

“A cifoplastia, é uma técnica nova no tratamento das fraturas da coluna vertebral, estando presente no Brasil somente nos últimos anos. Realiza-se uma mínima incisão, de cerca de meio centímetro, onde com cateteres você consegue ter acesso para dentro do corpo de vértebra. Uma vez dentro da vértebra, se infla um balão possibilitando uma melhora do achatamento, restabelecendo o tamanho da vértebra. Após retornar o tamanho do corpo vertebral, coloca-se um cimento ósseo especial, garantindo uma estabilização da coluna vertebral. Este procedimento é ideal para fraturas decorrentes de osteoporose ou tumores de coluna, onde com um grande acesso cirúrgico você poderia enfraquecer ainda mais a coluna. Por se tratar de um procedimento percutâneo, o tempo cirúrgico é menor, a agressão cirúrgica é menor, o tempo de anestesia é menor, sendo muito indicado para pacientes idosos ou com problemas mais graves de saúde” afirma o Neurocirurgião Dr. Guilherme Magalhães.

A Sra. Maria Auxiliadora de Avila Guarda, foi vítima de queda da escada com fratura da nona vértebra da coluna torácica. Apresentava dores incapacitantes que dificultaram tarefas simples da vida diária como tomar banho, escovar os dentes, lavar o rosto. Após o procedimento de CIFOPLASTIA, apresentou uma melhora completa da dor no local da fratura.

De acordo com a Sra. Maria Auxiliadora, “Patrocínio tem bons médicos e a cidade já tem uma estrutura que não tinha antes. Eu nunca havia feito uma cirurgia, mas, o médico me passou muita confiança. Ter a escolha de poder operar na nossa cidade foi bom, não precisou deslocar a família, operei na sexta-feira e domingo já estava em casa, não senti mais dor. Durante toda a vida eu elogio a Santa Casa, gosto dos médicos, são atenciosos, estou muito satisfeita.”.

Agradecemos a Sra. Maria Auxiliadora pela confiança depositada no nosso hospital e ao Dr. Guilherme Magalhães por complementar o Corpo Clínico da Santa Casa, que oferece uma medicina de alta qualidade para a população em nossa cidade. Hospital Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa recebe doação de fraldas

doacaofraldas28092016
Momento da entrega das fraldas geriátricas. Alunos do 1° ano do Colégio Berlaar, a RT de Enfermagem da Santa Casa, Anna Christina Gonçalves, a Irmã e Enfermeira, Maria de Cleofas Ferreira, e a Professora, Idarlene Geralda de Oliveira.

No dia 20 de setembro, a Santa Casa de Patrocínio recebeu uma doação de fraldas geriátricas, destinadas aos pacientes adultos internados no Hospital pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O nobre gesto de solidariedade foi feito pelos alunos do 1° ano do Colégio Berlaar Nossa Senhora do Patrocínio junto a Irmã e Enfermeira Maria de Cleofas Ferreira e a Professora Idarlene Geralda de Oliveira.

A Santa Casa gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer o CBNSP e todas as Instituições e pessoas que nos apoiam de forma solidária, não apenas em campanhas, como no dia a dia, e informar que a “Campanha de Fraldas”, com o intuito de arrecadar fraldas geriátricas para uso dos pacientes adultos internados pelo SUS, acontece ate dia 31 de Outubro. Participe! Juntos, podemos amparar muitas famílias, o ponto de entrega esta localizado no Pronto Atendimento, informações pelo número, (34) 3839-1050. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa realiza educação continuada sobre higienização hospitalar

HIGIENIZACAO21092016

Aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro, no Hospital Santa Casa de Patrocínio, um encontro com o objetivo de proporcionar educação continuada sobre Higienização Hospitalar. Organizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, as palestras abordaram o tema principal “A segurança do paciente está em nossas mãos”.

O evento apresentou conteúdo relacionado à segurança do paciente e dos profissionais na assistência a saúde e contou com palestras abordando os seguintes tópicos:

- Higienização hospitalar, com a Enfermeira Rosimere Nunes de Costa Guimarães;

- Produtos químicos e cuidados, com o Farmacêutico Waldiney Henrique da Silva;

- Biossegurança, com a Téc. Em Segurança do Trabalho Eleandra Angélica de Oliveira;

- Ergonomia, com a Fisioterapeuta Adriana Nunes de Oliveira;

- Ética no Ambiente de Trabalho, com a Psicóloga Bruna Ribeiro;

- Cuidar de Quem Cuida, com a Enfermeira Responsável Técnica Anna Christina Gonçalves;

- Segurança do Paciente, com a Líder de Recursos Humanos Heloisa Aparecida Cunha.

Para Adélia Gomes Caixeta, líder de Serviços Gerais, o encontro foi produtivo: “Foi muito gratificante, aproveitamos a oportunidade para trocar experiências e conversar sobre situações do dia a dia, todas as equipes que participaram, avaliaram como positivo e aguardamos o próximo.”. 

A Santa Casa está atenta sobre a importância do ambiente hospitalar higienizado e seguro, por isso, oferece constantemente capacitações aos seus colaboradores e adota equipamentos e produtos de higiene específicos para cada necessidade. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Profissionais da Santa Casa participam da III Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas

emergenciaspsiquiatricasPsicóloga Laiany Souza, O Psiquiatra Dr. Valencius Wurch Duarte Filho, A Assistente Social Mariana de Freitas Ferreira e a Enfermeira Keliana Cristina Dornelas

O maior evento científico sobre emergências psiquiátricas no Brasil, contou com a presença de integrantes do Corpo Clinico do Hospital Santa Casa de Patrocínio. Os Psiquiatras Dr. Marcelo Borges de Paula, Dr. Gustavo Alberto Magalhães Pinto, a Assistente Social Mariana de Freitas Ferreira, a Enfermeira Keliana Cristina Dornelas e a Psicóloga Laiany Souza participaram do encontro, que aconteceu, em agosto na Santa Casa de São Paulo, com a presença dos maiores palestrantes sobre o assunto do país.

Vários temas importantes foram abordados, entre eles, destaque para: Abordagem não medicamentosa da agitação psicomotora, situações de emergências em adolescentes, transtornos alimentares, vitimas de traumas e principais emergências com dependentes químicos.

Para Mariana, Assistente Social da Santa Casa, o encontro foi importante. “Tivemos o privilegio da presença dos maiores palestrantes do país, entre eles o Dr. Valencius Wurch, médico psiquiatra que foi coordenador geral de saúde mental. O encontro teve como objetivo principal discutir as técnicas utilizadas na emergência psiquiátrica e a atualização dos profissionais que trabalham diretamente com os pacientes.”.

A Participação dos membros da Unidade Hospitalar de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio no evento é de suma importância para Patrocínio e região, já que o Hospital faz parte da Rede de Atenção Psicossocial. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa realiza curso de formação de Brigada de Incêndio

brigada

A Santa Casa de Patrocínio realizou no mês de agosto, o Curso de Formação de Brigada de Incêndio. O treinamento, ministrado pelo Sargento Pedro Barbosa Calisto, teve por objetivo proporcionar conhecimento básico sobre princípio de incêndio, evacuação de local com sinistro, além de técnicas de primeiros socorros.

O curso permitiu apontar as dificuldades e os possíveis desafios encontrados em situações de emergência. Formada por 80 colaboradores da Santa Casa de Patrocínio e 20 colaboradores do Pronto Socorro Municipal, a Brigada de Incêndio é muito importante para o funcionamento correto da Instituição.

A Técnica de Segurança no Trabalho da Santa Casa, Eleandra Angélica de Oliveira, afirma que a criação de uma Brigada atende a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros e é essencial para os cuidados com a vida e bem-estar do Hospital, capacitando os colaboradores a prestar os primeiros atendimentos em uma situação emergencial. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Dia nacional de combate ao fumo – 29 de Agosto

fumarNo dia 29 de agosto é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data esta criada para mobilizar e conscientizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Analisando dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, fica patente que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. O cigarro possui somente em sua fumaça mais de 4.700 substâncias tóxicas, que podem colocar em risco a saúde não só de quem fuma, mas também de quem a respira.

“O tabagismo encontra-se relacionado com muitas doenças principalmente no aparelho cardiovascular, como a hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, arteriosclerose e insuficiência vascular periférica. No aparelho respiratório temos a bronquite, a enfisema pulmonar e vários tipos de cânceres. Envelhecimento precoce, problemas no aparelho digestivo e muitas vezes impotência após os 50 anos.” ressalta Dr. Itamar Bernardes Eugênio, Médico Cardiologista do Hospital Santa Casa de Patrocínio.

Pessoas que não fumam também estão sujeitas aos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares, respiratórios e alergias, entrando em contato direto com a fumaça provocada pelo cigarro. Para melhorar a qualidade do ar e proteger os possíveis danos aos fumantes passivos foi criada no Brasil a Lei Anti Fumo n° 12.546/11, que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio.

Nesta data, o Hospital Santa Casa de Patrocínio realça a importância dos hábitos saudáveis. Fica o alerta! Nunca é tarde para quem quer parar de fumar. Procure um médico para preservar não só a sua saúde, mas também das pessoas a sua volta. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa - Cuidados para começar uma boa caminhada e corrida

caminhada

Com a brilhante passagem das Olimpíadas pelo Brasil, muitas pessoas estão motivadas a começar a praticar uma atividade física, onde percebemos um grande número de pessoas adeptas a caminhada e a corrida urbana. Pensando nisso a Santa Casa de Patrocínio, junto a Fisioterapeuta Adriana Nunes, traz dicas e informações importantes para começar uma boa caminhada.

“A caminhada é um ótimo exercício físico, trazendo benefícios cardiovasculares, auxiliando na perda de peso e proporcionando um enorme bem-estar, fazendo bem não só ao corpo, mas também a mente.” Afirma a Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa. Entretanto é importante tomar algumas precauções antes de começar:

- Antes de iniciar qualquer atividade física, consultar um médico para verificar se há alguma restrição da parte clínica;

- Usar roupas e tênis adequados para seu tipo de pisada;

- Iniciar a caminhada com uma intensidade baixa e à medida que for aquecendo, aumentar gradativamente;

De acordo com a Fisioterapeuta Adriana Nunes, precisamos estar atentos às possíveis lesões físicas e riscos a saúde. As lesões mais comuns em corredores acontecem por: Correr sem fazer aquecimento e alongamento, calçado inadequado, treino excessivo, falta de descanso, postura incorreta e repetitiva. Podendo lesionar joelhos, tornozelos, pelve ou levar a estiramentos. Por isso, alongar é importante, mas, mais importante é realizar um aquecimento antes da caminhada. E atenção! O alongamento intenso antes da caminhada pode ser prejudicial, então combine o aquecimento com alongamento leve.

Fazer exercício físico é muito importante, mas, lembre-se sempre de procurar um médico para fazer uma avaliação geral preventiva. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Novos Horários de visitas na Santa Casa

horario visitas 17082016Buscando oferecer maior comodidade para os seus pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e facilitar o acolhimento dos visitantes, em sintonia com a política de promover a humanização dispensada aos seus clientes, o Hospital Santa Casa de Patrocínio realizou mudanças nos horários de visitas.

É importante destacar que são comprovados os efeitos benéficos que as visitas de familiares e amigos exercem, no processo de recuperação das pessoas enfermas.

Informamos abaixo, os novos horários de visitas:

Hospital Geral -> Das 13h às 17h;

Berçário -> Das 13h às 17h;

UTI Adulto -> Das 14h às 17h e das 20h às 21h;

UTI Neonatal -> Das 10h às 12h (Pai e Mãe), das 15h às 16h (Mãe / Avós somente aos domingos) e das 20h às 21h (Pai e Mãe);

Unidade de Saúde Mental -> Das 13h às 17h;

 

 

Seguem abaixo algumas dicas a serem observadas na hora da visita, para preservar o conforto de nossos pacientes:

- Respeite os horários estabelecidos pelo Hospital para refeições e visitas;

- Atenção à produção de barulho, por ser prejudicial ao bem-estar dos pacientes;

- É importante a higienização das mãos antes e após a visita hospitalar.

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio realiza XVIII SIPAT

18sipat

A primeira semana de Agosto na Santa Casa de Patrocínio foi marcada pela realização da XVIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A semana tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a saúde e a segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes. O evento foi prestigiado em sua abertura com a participação do Provedor da Santa Casa de Patrocínio, Joaquim Morato, que iniciou a semana abordando a importância da SIPAT e a valorosa e fundamental contribuição do Colaborador para todas as Instituições.

Este ano a programação do evento contou com muita diversidade nos temas das palestras, foram abordados assuntos como:
- Autoestima como fator primordial para a saúde, com a Psicóloga Fabíola Maria de Souza;
- Doenças Sexualmente Transmissíveis, com o Enfermeiro Lucas Rafael Sangaletti Nogueira;
- Saúde Bocal, com a Dentista Geralda Aparecida Ferreira Rabelo;
- Doenças Respiratórias, com o Médico Dr.Thomaz José M. de Aquino;
- Uso inadequado da medicação, com o Farmacêutico Arthur de Castro Siqueira.

A semana também foi presenteada com vários sorteios de brindes doados por empresas de Patrocínio, com uma fascinante apresentação de dança da escola Cia de Dança Ritmus e uma maravilhosa peça teatral realizada pelos colaboradores do hospital com a especial participação musical de Luciana Oliveira e seu filho Pedro Augusto Oliveira, tendo seu encerramento feito pela Superintendente da Santa Casa de Patrocínio, Ana Lúcia de Castro, que parabenizou a comissão organizadora do evento CIPA e ressaltou que a semana tem como foco principal a saúde e o bem-estar do colaborador.

A Provedoria e a Superintendência da Santa Casa gostariam, nesta oportunidade, parabenizar todos que participaram e se envolveram na realização da XVIII SIPAT, contribuindo para o seu grande sucesso. Queremos, também, agradecer aos palestrantes que de maneira desprendida abrilhantaram o encontro com suas ricas e proveitosas palestras. Às empresas parceiras que, generosamente, ofereceram brindes para serem sorteados entre os participantes. Hospital Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Vaga para plantão UTI Neonatal - Santa Casa de Patrocínio

neonatal

A Santa Casa de Patrocínio esta com uma vaga para Neonatologista ou Pediatra, para plantão na UTI Neonatal. Nossa Instituição dispõe de instalações adequadas com excelente infraestrutura, sala de Pré-Parto, UTI Neonatal e equipe de profissionais especializados.

Para mais informações, favor entrar em contato através do telefone (34) 3839-1050 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Tratar com a Superintendente Ana Lúcia de Castro.

Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio: Cuidados com a pele seca

Pele-seca-capa-e1437774461648

Quando falamos de ressecamento da pele corporal humana, muitos acham que ao beber água já ficará hidratado e com “pele de pêssego”, água é muito importante sim, mas não podemos esquecer que a pele também precisa de cremes diariamente. O uso de hidratantes deve ser continuo, e em peles com ressecamento intenso, por pelo menos três vezes ao dia. Os excessos de lavadas também podem piorar o ressecamento, lembrando que a pele pode ficar ressecada em qualquer idade, algumas peles ressecam tanto que podem até descamar, arder e ficar vermelha nas áreas de maior atrito.

Sempre orientamos banhos rápidos, sabonetes hidratantes ou de glicerina e água morna sem uso de bucha, com essas medidas mantemos a barreira cutânea integra, ajudando a manter a pele hidratada e protegida de dermatoses que surgem quando esta quebra ocorre, como a presença de dermatite atópica e doenças fúngicas. Pacientes que subitamente ficam com a pele ressecada, na maioria das vezes, estão piorando a cada dia devido ao uso incorreto de cremes, perfumes e até mesmo metais (Bijuterias, níquel), pois, hoje se sabe que estas e outras substâncias, tais como as usadas para lavar roupas, podem piorar o ressecamento da pele quando em contato com ela.

A hidratação deve ser feita a cremes com vitaminas E, A e C, que possuem efeito antioxidante e ajudam na prevenção do ressecamento. Óleos são coadjuvantes, após o banho podem ter uma melhor absorção quando em contato com a pele úmida. Nas maquiagens, escolha sempre bases em creme com toque hidratante, aquelas que possuem aquaporine, ureia e glicerina são ótimas opções corporais, já na face sempre associar com filtro solar.

Não usar produtos abrasivos, com álcool na composição e ou produtos esfoliantes, porque podem piorar a pele seca. Estas dicas serão úteis nas peles que necessitem de hidratação, por isso não podemos generalizar. Faça uma avaliação criteriosa do seu tipo de pele com seu dermatologista, antes de investir por escolhas de cremes caros e sem benefício.

Seguem ótimas dicas pra quem já sabe que precisa se hidratar:

Usar hidratantes mais leves de fácil aplicação e absorção durante o dia, uma opção no mercado é o dermovance S e cremes mais pesados à noite como o Eucerin loção ureia 10%. Lembrando sempre que durante o dia, nas áreas expostas, não podemos esquecer os protetores, uma dica é o Filtrum HT FPS30 para pele seca, como opção para o rosto.                 

Dra. Kênia Cristina Lessa Ferreira.

Médica Graduada pela Faculdade de Medicina de Barbacena – CRM/MG 45.572, especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde.

Membro do corpo clínico da Santa Casa de Patrocínio, atende no Centro Médico, agende uma consulta 3515-2548.

Vaga para plantão obstétrico - Santa Casa de Patrocínio

planto obstetrico

A nossa Instituição dispõe de instalações adequadas com excelente infraestrutura, sala de Pré-Parto, UTI Neonatal e equipe de profissionais de retaguarda disponível para auxiliar.

Para mais informações, favor entrar em contato através do telefone (34) 3839-1050 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Tratar com a Superintendente Ana Lúcia de Castro.

Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio: Aleitamento Materno

aleitamento20072017
Enfermeira Letusa Moreira Barbosa e Equipe de Alunos Colégio Berlaar

Duas vezes por semana a Enfermeira Letusa Moreira Barbosa, junto aos estagiários, alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Berlaar Nossa Senhora do Patrocínio, reúnem todas as puérperas (mães que acabaram de dar a luz) da Santa Casa e passam informações sobre a importância do leite materno para a mãe e para o bebê.

São abordados procedimentos para engasgamento, higiene com as mamas, dificuldades na amamentação, como realizar uma ordenha e estoque de leite materno de forma correta, entre muitas outras orientações, abrindo espaço para que as mães e os pais tirem dúvidas. Às quartas-feiras o Dr. Paulo Roberto de Oliveira, Pediatra da Santa Casa de Patrocínio participa do momento, contribuindo de forma significativa com as mães. Ao final das orientações é entregue um folder informativo sobre o assunto com o apoio da Responsável Técnica de Enfermagem Anna Christina Gonçalves.

Agora na primeira semana de agosto, acontece a Semana Mundial da Amamentação, relembrando a todos os benefícios do aleitamento materno. A Santa Casa de Patrocínio apoia esta iniciativa, veja abaixo algumas vantagens para a mãe e bebê:

Vantagens para a Mãe

- A recuperação do peso pré-gestacional, prevenção do câncer de mama e útero e efeito contraceptivo;

- O leite materno é pronto para o consumo, não tem custo econômico, atua na imunidade, temperatura e composição adequada para o bebê.

Vantagens para o Bebê

- Saúde bucal, proteção contra infecções e alergias, melhor aceitação dos alimentos complementares, crescimento e desenvolvimento adequados, maior vínculo entre mãe e filho.

Lembre-se! O leite materno é um alimento completo do ponto de vista nutricional e imunológico, adaptado à fisiologia do bebê, devendo ser oferecido como único alimento até o sexto mês de vida. A oferta de água e chás é completamente desnecessária nesse período. Amamentar hoje é pensar no futuro, Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

 

Santa Casa: A importância do tratamento da água para a Hemodiálise

agua hemodialise15072016Mírcia Maria Siqueira Costa, Representante da Superintendência Regional de Uberlândia e a Responsável Técnica de Enfermagem - Anna Christina Gonçalves 

A água utilizada durante a Hemodiálise deve ter a sua qualidade monitorada regularmente para garantir a eficiência do tratamento e a saúde do paciente. Este fluido essencial à vida e tão importante para a nossa saúde também é primordial para a Hemodiálise, mas, para que ocorra o processo, existe todo um cuidado e protocolos de segurança estabelecidos pela Vigilância Sanitária e garantidos por lei no Código de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Na Santa Casa de Patrocínio, o controle da água acontece diariamente, mensalmente e anualmente. O técnico Luiz Rodrigo (prestador de serviço de assistência técnica) é responsável pela manutenção do sistema de tratamento de água. Os enfermeiros Guilherme Henrique Amaral, Maria de Cleofas Ferreira e Marleida de Fatima Alves fazem o controle e monitoramento da água diariamente e realizam a coleta do líquido para envio mensal ao laboratório TASQA, em Paulínia – São Paulo, onde é feita a análise bacteriológica para comprovar os requisitos estabelecidos pela ANVISA. Anualmente, um representante do Hospital leva uma amostra da água para que seja realizada a análise, junto a Vigilância Sanitária.

Este ano, no dia 15 de junho, a Responsável Técnica de Enfermagem da Santa Casa de Patrocínio Anna Christina Gonçalves, foi até o Instituto Octávio Magalhães da FUNED em Belo Horizonte para acompanhar a realização da análise pericial em Amostra Única de Água para Hemodiálise, perante à Vigilância Sanitária, onde pelo quarto ano consecutivo, o Hospital teve o resultado classificado como satisfatório, mostrando assim, a eficiência e profissionalismo no processo de tratamento da água utilizada.

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa, credenciado ao SUS – Sistema Único de Saúde é referência na Microrregião Patrocínio/Monte Carmelo, que abrange nove municípios, oferecendo atendimento humanizado e moderno para mais de 130 pacientes em três turnos disponíveis. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio contrata

contrata07072016

A Santa Casa de Patrocínio está disponibilizando vaga para pessoa com deficiência (PCD), maior de 18 anos. Início imediato! Os interessados devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos, endereço: Praça Honorico Nunes, n.º 522; ou entrar em contato pelo telefone (34)3839-1022, tratar com Eloisa Cunha – Líder de Recursos Humanos. Venha fazer parte da família Santa Casa de Patrocínio, teremos prazer em recebê-lo.

 

Nutricionistas da Santa Casa prestigiam Congresso de Nutrição

nutricionistas29062016
Nutricionistas da Santa Casa de Patrocínio – Gabriela Gonçalves Melo e Andreia Cristina Lourenço

Aconteceu de 15 a 18 de junho de 2016, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, Capital, o mais tradicional evento brasileiro de Nutrição Clínica, Ganepão 2016. O evento que contou com palestrantes nacionais e internacionais, teve como tema central “Terapia Nutricional na Sobrevida Oncológica e Qualidade de Vida”.

Participaram do congresso as nutricionistas da Santa Casa de Patrocínio, Andreia Cristina Lourenço, responsável pelo setor de Nutrição Dietética, avaliação de pacientes internados e UTI Neonatal e Gabriela Gonçalves Melo, responsável pelos setores de Hemodiálises e UTI Adulto.

O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer avanços da Nutrição Clínica, conferir de primeira mão vários lançamentos e novidades tecnológicas, produtos e serviços de empresas ligadas ao setor, onde, a cada dia surgem novas evidencias cientificas que reforçam a importância da nutrição adequada na manutenção da saúde, prevenção de doenças e como terapia adjuvante no tratamento de doenças crônicas e agudas.

A Santa Casa de Patrocínio incentiva sempre a atualização de seus profissionais e está atenta aos cuidados nutricionais com seus pacientes, consciente que uma nutrição adequada reduz o tempo de internação e auxilia em um melhor prognóstico. As nutricionistas avaliaram que o congresso foi muito válido, abordando novas recomendações nutricionais para o cuidado do paciente em estado crítico, principalmente em relação à Nutrição Enteral (sonda nasoentérica) que serão utilizados no dia a dia. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa de Patrocínio reforça a importância do Teste do Pezinho

teste-pezinho22062016

A Triagem Neonatal, conhecida popularmente como Teste do Pezinho, é um exame de prevenção, feito através de gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, cuja principal vantagem é detectar precocemente vários tipos de doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolvem no útero). Que podem ser identificadas e prevenidas, se tratadas o mais rápido possível.

Em Patrocínio todos os recém-nascidos na Santa Casa, recebem o direcionamento para realizar o teste do pezinho básico, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Policlínica, sendo de grande importância que os pais ou responsáveis pelo bebê o levem para realizar o exame entre o terceiro e o sétimo dia de vida. Em casos onde o bebê passa por um período maior de cinco dias no berçário ou na UTI Neonatal da Santa Casa, a coleta é realizada no próprio Hospital e direcionada à Policlínica.

Não deixe de levar seu bebê para realizar o Teste do Pezinho, este exame é um dos mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Além deste exame fazem parte da Triagem os testes do olhinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho, estes realizados no Hospital nos primeiros dias de vida do bebê. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Santa Casa recebe doação de fraldas

fraldas17062016

Momento da entrega das fraldas geriátricas. Membros da Farmácia Nacional, a Superintendente da Santa Casa, Ana Lúcia de Castro, a RT de Enfermagem, Anna Christina, e o Provedor, Joaquim Morato

No dia 19 de maio, a Santa Casa de Patrocínio recebeu uma doação de fraldas geriátricas, destinadas aos pacientes adultos internados no Hospital pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O nobre gesto de solidariedade foi feito pela Farmácia Nacional.

 A Santa Casa gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Farmácia Nacional e todas as empresas e pessoas que nos apoiam de forma solidária, não apenas em campanhas, como no dia a dia, e informar que já começou a segunda etapa da “Campanha de Fraldas”, com o intuito de arrecadar fraldas infantis para uso dos bebês internados pelo SUS. Participe! Juntos, podemos amparar muitas famílias, o ponto de entrega esta localizado no Pronto Atendimento, informações pelo número, (34) 3839-1050. Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.

 

Cardiologista da Santa Casa Ministra Palestra Sobre Colesterol e Triglicerídeos

Palestra Dr Ivan 062016
Cardiologista Dr. Ivande Carvalho Carneiro, Assistente Social Mariana de Freitas Ferreira

Colaboradores do Hospital Santa Casa de Patrocínio, participaram na tarde da quarta-feira (25), de uma palestra com o tema: “Dislipidemias, níveis elevados de lipídios (gorduras – colesterol e triglicerídeos) no sangue”, ministrada pelo Cardiologista do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. Ivande Carvalho Carneiro.

O assunto é de interesse de todos: o alto nível de lipídios na corrente sanguínea, além de ser, em muitas pessoas, uma doença silenciosa, é cada dia mais comum na sociedade. Entre as causas que elevam este índice, está o estilo de vida sedentário, em alguns casos desde a infância. A consequência é a obstrução nas artérias, devido ao acúmulo de gorduras que, se não controlado, poderá ocasionar um infarto ou derrame.

Dr. Ivan enfatizou sobre a importância da realização dos exames laboratoriais para dosar o Perfil Lipídico, que mostram os níveis de colesterol bom, ruim e triglicerídeos presentes no organismo, alertando sobre a prevenção não só em adultos, mas em crianças, com uma periodicidade de pelo menos uma vez ao ano.

Diagnosticado o alto nível de colesterol e triglicerídeos, a primeira terapia é a mudança no estilo de vida. Em casos de difícil controle ou de predisposição genética, o médico irá analisar a necessidade da utilização de medicamentos. Seguem abaixo algumas dicas para uma vida mais saudável e para prevenir o aumento dos lipídios:

  • Alimentar-se de alimentos ricos em fibras;
  • Consumir frutas, legumes e água;
  • Fazer exercício físico, pelo menos 30 minutos por dia;
  • Evitar carnes gordurosas, vermelhas, pele de aves e o fumo;
  • Verificar a composição dos alimentos, evitando gorduras trans, saturadas e/ou hidrogenadas;
  • Fazer exames periódicos para dosar o Perfil Lipídico, desde criança ate a maior idade;

Procure mais informações sobre os níveis de colesterol e triglicerídeos no seu sangue. Uma atitude preventiva pode beneficiar sua qualidade de vida. O Cardiologista do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. Ivande Carvalho Carneiro, atende no Centro Médico, agende uma consulta pelo telefone: (34)3515-2539. Santa Casa de Patrocínio Saúde é nossa razão de ser.

 

Enfermeira da Santa Casa Recebe Medalha de Honra no VI Simpósio Internacional CEEN

maria abadiaMaria Abadia da Silva, enfermeira e responsável técnica da Central de Material e Esterilização (CME) da Santa Casa de Patrocínio, participou em 30 de abril deste ano do VI Simpósio Internacional em Bloco Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização realizado pelo CEEN em Goiânia. O CEEN (Centro de Estudos de Nutrição e Enfermagem) é uma entidade credenciada pela PUC/Goiás (Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

Destacando a importância do papel do profissional da enfermagem no sistema de saúde, o evento focou a melhoria da atuação do enfermeiro, junto a Central de Material e Esterilização, com reflexos positivos na área de controle da infecção hospitalar, de modo a garantir maior segurança ao paciente.

O Simpósio que contou com aproximadamente 800 participantes, entre enfermeiros, estudantes de Enfermagem e outros profissionais de saúde, abordou assuntos importantes sobre a esterilização hospitalar e atualidades do setor.

A enfermeira da Santa Casa de Patrocínio recebeu a medalha de prata de honra ao mérito pela apresentação de seu artigo científico intitulado: “A atuação do enfermeiro na Central de Material e Esterilização na garantia dos produtos cirúrgicos seguros e no controle da infecção hospitalar”. Também esteve presente no evento a enfermeira e responsável técnica do Bloco Cirúrgico: Sabriny Cristina Lacerda.

O Provedor Joaquim Morato e a Superintendente Ana Lúcia de Castro, em nome da Santa Casa, enaltecem o empenho e a dedicação de seus profissionais na busca pelo aperfeiçoamento profissional e aproveitam a oportunidade para parabenizar a Enfermeira Maria Abadia da Silva pela brilhante conquista.