Conjuntivite alérgica é mais comum na primavera
A primavera chegou! Conhecida como a “estação das flores”, essa época destaca a beleza da natureza, mas também nos pede um cuidado especial com a saúde dos nossos olhos!
Você sabia que os casos de conjuntivite alérgica são mais comuns durante essa estação do ano, devido ao pólen disperso no ar? O pólen é um pozinho fino produzido pelas flores e tem função na reprodução das plantas. Ele se dispersa pelo vento, especialmente no período da manhã e no fim de tarde, podendo causar alergias em algumas pessoas.
Por isso, é necessário que você conheça os sintomas da conjuntivite alérgica e anote algumas dicas de como se prevenir dessa doença tão comum da estação das flores, porque assim você poderá aproveitar apenas as belezas primaveris!
A doença A conjuntivite é uma doença muito comum e se trata de uma inflamação que atine a membrana que reveste e protege os olhos. Suas principais formas são a conjuntivite bacteriana, a viral e a alérgica, sendo esta última mais comum nessa época do ano.
Sintomas Os principais sintomas da conjuntivite alérgica são olhos vermelhos com irritação e lacrimejamento, podendo ocorrer ainda, em alguns casos, o inchaço nas pálpebras, a sensibilidade à luz e uma visão embaçada.
Seu tratamento é feito com a limpeza por soro fisiológico e colírios. Normalmente esta conjuntivite dura cerca de 5 a 15 dias e, diferente das demais, não é contagiosa!
Prevenção Confira algumas dicas que podem te ajudar a se prevenir desta doença: - Lave as mãos com frequência, uma vez que elas são agentes transmissores de vírus e bactérias
- Realize a limpeza dos olhos e do nariz com soro fisiológico - Evite coçar os olhos - Evite secar suas roupas ao ar livre
- Feche as janelas no início da manhã e no final da tarde - Troque com mais frequência as toalhas de rosto, lençóis e fronhas.